Topo

Reforçado por atletas da elite nacional, Brasil é 1º nos Jogos Mundiais Militares

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/07/2011 20h44

Anfitrião da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, o Brasil trouxe cerca de 300 atletas de elite às Forças Armadas para fazer bonito na competição. E a estratégia deu certo. Com 114 medalhas, sendo 45 de ouro, o país foi o grande campeão do evento que terminou neste domingo, no Rio de Janeiro.

Além das 45 medalhas de ouro, o Brasil encerrou os Jogos Militares com 33 pratas e 36 bronzes. O desempenho fez com que o país superasse a China, segunda colocada na classificação com 37 ouros e um total de 99 medalhas.

Aproximadamente 300 atletas de elite do país optaram por se tornarem militares visando a competição no Rio de Janeiro. Eles seguem regras de disciplina e de apresentação pessoal e chegaram a ter até instruções básicas de tiro. Os atletas recebem de R$ 1 mil a R$ 3 mil por mês das Forças Armadas para treinar, competir e dar aulas.

Com o reforço dos atletas de elite, o Brasil dominou praticamente todas as modalidades olímpicas presentes nos Jogos Mundiais Militares. Foi campeão no futebol feminino, no basquete, no vôlei e no vôlei de praia, conquistou quatro ouros no boxe, três no hipismo, cinco no judô, dois na vela, três no taekwondo, um no tiro, 10 na natação e oito no atletismo.

CONFIRA O DESEMPENHO BRASILEIRO NOS JOGOS MUNDIAIS MILITARES

Vôlei
O Brasil não deu chance para os adversários e dominou o vôlei do Jogos Mundiais Militares, na quadra e na praia. Os chineses foram os grandes adversários dos anfitriões, chegaram a todas as finais, mas acabaram derrotados.

No masculino e no feminino, as seleções brasileiras sagram-se campeãs. Na praia, Bernardo/Jan e Vanilda/Angela garantiram o ouro para o país.
Basquete
Formada apenas por jogadores profissionais, que disputaram a última edição do Novo Basquete Brasil (NBB), a seleção brasileira levou o ouro na modalidade nos Jogos Militares.

Na reta final, o Brasil ainda ganhou o reforço de Nezinho e Arthur, que estavam com a seleção principal. A campanha até o ouro contou com vitórias sobre EUA e Grécia.
Futebol
Assim como o time de Mano Menezes na Copa América, o Brasil foi eliminado nos pênaltis, caiu nas semifinais e ficou com a medalha de bronze.

Quem salvou a honra do futebol brasileiro foram as mulheres. Comandada pela artilheira Kátia Cilene, a seleção feminina goleou a Alemanha por 5 a 0 na decisão e ficou com o ouro.
 
Natação
Gabriel Mangabeira foi o grande nome da natação brasileira, com quatro medalhas de ouro (50m borboleta, 100m borboleta, 50m costas e 100m costas).

Fabíola Molina também foi destaque com um ouro e três pratas, assim como Diogo Yabe, com dois ouros.

No total foram 30 medalhas, sendo 10 de ouro, 12 de prata e oito de bronze.
Atletismo
O Brasil também brilhou no atletismo. Ao todo foram 14 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e três de bronze.

Ana Silva (200 m), Geisa Coutinho (400 m), Raphael Fernandes (400 m com obstáculos), Keila Costa (salto em distância), Jefferson Sabino (salto triplo), os revezamentos 4x100 (masculino e feminino) e o 4x400 (feminino) levaram o país ao lugar mais alto do pódio.
Boxe
O pugilistas do país brilharam no ringue dos Jogos Militares. Foram quatro outros com Robenilson Jesus (56 kg), Robson Conceição (-60 kg), Everton Lopes (-64 kg) e Gildeson Oliveira (+ 91 kg).

O Brasil ainda conquistou duas medalhas de bronze com Myke Carvalho (69 kg) e Rafael Lima (91 kg).
Hipismo
O Brasil confirmou sua tradição no hipismo com seis medalhas. Luiza Almeida (adestramento), Jefferson Sgnaolin (Concurso Completo de Equitação Individual) e a equipe de saltos obtiveram a medalha de ouro para o país.

Os anfitriões ainda levaram a prata por equipes no adestramento e no CCE, além do bronze com Claudio Goggia na competição de saltos individual.
Judô
O judô brasileiro bateu seu recorde de medalhas nos Jogos Militares, com um total de 12. Foram cinco ouros, com Maria Portela (-70 kg), Leandro Guilheiro (-81 kg), Luciano Correa (-100kg) e por equipes no feminino e no masculino.

O país ainda levou quatro pratas com Sarah Menezes (-48 kg), Andressa Fernandes (-52 kg), Ketleyn Quadros (- 57 kg) e Maria Altheman (+78 kg) e três bronzes com Leandro Cunha (- 66kg), Bruno Mendonça (- 73kg) e Rafael Silva (+100 kg).
Vela
A tradição brasileira na vela apareceu também nos Jogos Militares com a conquista de três medalhas, duas delas de ouro nas categorias J24 e HPE25 feminino.

O Brasil ainda conquistou a medalha de bronze na categoria HPE25 Open Fleet.
Taekwondo
O taekwondo foi uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao Brasil nos Jogos Militares. Foram 10 no total, sendo três delas de ouro.

Diogo Silva, Debora Nunes e Leonardo Santos colocaram o país no lugar mais alto do pódio. Os anfitriões ainda ganharam mais quatro pratas e três bronzes.
Pentatlo Aeronáutico
Pouca gente conhece as provas do pentatlo aeronáutico, que é composto por tiro, esgrima, natação, prova de basquete, pista de obstáculos e orientação. Mas o país mostrou força também neste esporte militar.

O Brasil levou quatro medalhas no pentatlo aeronáutico, sendo dois ouros, uma prata e um bronze.