Topo

Lenda Garry Kasparov planeja escritório em São Paulo para desenvolver o xadrez no Brasil

Luiz Paulo Montes

Em São Paulo

30/08/2011 16h01

Um dos maiores nomes da história do xadrez, o russo Garry Kasparov está no Brasil desde o último domingo para divulgar o esporte no qual foi campeão mundial entre 1985 e 2000. Com a ajuda da Associação de Desenvolvimento do Xadrez (ADX), Kasparov esteve em Brasília no domingo, onde disputou uma partida contra alguns ministros do governo brasileiro, e, nesta terça, deu uma entrevista coletiva para falar sobre seus planos, entre eles, a criação de um escritório de sua fundação em São Paulo.

"O grande objetivo da minha viagem é espalhar o conceito do xadrez e ajudar a desenvolvê-lo no Brasil. Quando você quer algo sofisticado na América, tem que começar pelo Brasil e por São Paulo", afirmou Kasparov, hoje com 48 anos, e que durante a coletiva arrancou risos dos presentes em diversas oportunidades.

KASPAROV VÊ XADREZ DISTANTE DE SER UM ESPORTE OLÍMPICO

Questionado se seria um sonho ver o xadrez no programa olímpico, Garry Kasparov sorriu, pensou, e, sem meias palavras, afirmou que atualmente é impossível pensar nesta hipótese.

"A Federação Internacional se afastou do Comitê Olímpico. O porquê? Não sei. Em 2003, a atual gestão tirou o escritório que tínhamos em Lausanne (SUI), para aproximação com o COI. Depois, não fez nada para se reaproximar. Hoje é impossível isso acontecer", disse.

Kasparov afirmou que há diversas discussões com federações de outros países na luta de tentar reaproximar as duas entidades e até problemas na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Porém, ainda não foi possível o estreitamento de laços.

Além da capital paulista, Buenos Aires também está nos planos do ex-enxadrista para espalhar o esporte mundialmente. A cidade argentina foi escolhida devido ao idioma espanhol, predominante em quase todo o continente.

A fundação do ex-esportista é uma entidade internacional não-lucrativa, com a missão de levar os benefícios do xadrez para as escolas, melhorando a aprendizagem dos alunos. "A combinação é natural. Estamos pensando em algo mais planejado para melhorar bastante a situação deste esporte na América do Sul", afirmou.

Segundo o russo, candidato a presidência do país em 2008, existem diversos estudos feitos que revelaram que a implementação do xadrez no estudo das crianças é muito benéfico para o desenvolvimento delas em vários sentidos. Por isso, é através de sua fundação que hoje, aposentado desde 2005, ele colabora com o xadrez na Rússia. "O conceito da Kasparov Chess Foundation já é uma grande contribuição. Além disso, meu nome também é muito importante para ajudar na captação de recursos para o esporte", disse Garry Kasparov.