Topo

Fabiana Beltrame ganha primeiro ouro brasileiro na história do Mundial de remo

Com larga vantagem para as adversárias, Fabiana Beltrame venceu o skiff simples leve - Darko Bandic/AP
Com larga vantagem para as adversárias, Fabiana Beltrame venceu o skiff simples leve Imagem: Darko Bandic/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/09/2011 07h38

Apenas três dias depois de a atleta Fabiana Murer conquistar um título mundial histórico no salto com vara, a xará Fabiana Beltrame, brilhou nesta sexta-feira e conquistou a primeira medalha brasileira em um Mundial de remo ao vencer e levar o ouro no skiff simples leve em Bled, na Eslovênia.

RESULTADO FINAL DO SKIFF SIMPLES LEVE

REMADORATEMPO
1. Fabiana Beltrame (BRA)7min44s58
2. Pamela Weisshaupt (SUI)7min48s24
3. Lena Mueller (ALE)7min50s44
4. Ursula Grobler (GBR)7min53s72
5. Katherine Copeland (GBR)7min54s00
6. Tracy Cameron (CAN)7min54s08

A prova teve seu início atrasado devido à presença de um cisne no percurso, que precisou ser retirado pela organização. Após sair atrás na largada, Fabiana Beltrame se recuperou e assumiu a liderança ainda na primeira parcial. A brasileira colocou dois barcos de vantagem para a segunda colocada e disparou na frente para vencer com 7min44s58.

A remadora brasileira quebrou o protocolo no momento da premiação e subiu ao pódio com a filha Alice para receber a medalha de ouro e ouvir o hino nacional brasileiro, que foi executado pela primeira vez após uma final de Mundial de remo e levou Fabiana Beltrame às lágrimas.

“Eu estava determinada a ganhar esse ouro e ninguém ia me tirar isso. Sai determinada desde o inicio, era um sonho mesmo ganhar esse ouro. Estou muito feliz e espero que seja o primeiro de muitos que o Brasil possa ganhar no futuro”, comemorou Fabiana Beltrame ao Sportv após conquistar o ouro.

“Eu tive uma tática de não forçar muito na semifinal já que a final ia ser no dia seguinte. Não esperava que fosse chegar com essa diferença para as adversárias, achava que seria por centésimos igual ao último Mundial”, disse Beltrame.

Treinador e marido de Fabiana Beltrame, o remador Gibran Cunha também festejou a conquista da mulher e exaltou a importância do resultado da remadora que compete pelo Flamengo para o remo brasileiro.

“A Fabiana Beltrame virou a página do remo brasileiro. O remo brasileiro vai ser conhecido a partir de agora como antes e depois de Fabiana Beltrame. Quem conhece a Fabiana e o que ela treina sabe o que ela é capaz de se superar numa final como essa”, disse Gibran Cunha.

Apesar do resultado no Mundial, Fabiana Beltrame não garantiu sua classificação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, já que o skiff simples leve não é olímpico. A brasileira terá de competir em outra prova para tentar a vaga olímpica no próximo ano.