Topo

Estudo espanhol conclui que cerveja hidrata o mesmo que água após atividade esportiva

Beber duas latinhas de cerveja após exercício físico não prejudica hidratação - Eduardo knapp/Folhapress
Beber duas latinhas de cerveja após exercício físico não prejudica hidratação Imagem: Eduardo knapp/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/09/2011 20h15

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Granada, na Espanha, comprovou que a cerveja pode hidratar o corpo humano da mesma forma que a água depois de uma atividade física. O estudo, porém, ressalta que a comparação é feita para o consumo moderado da bebida: algo equivalente a duas latinhas.

“Realizamos um estudo para analisar se o costume tão comum de tomar umas cervejas após o exercício esportivo era algo recomendável ou não”, afirmou o médico Manuel Castillo, da instituição espanhola. “Concluímos que a ingestão moderada da bebida não representa nenhum problema que prejudique a hidratação do organismo após a atividade física”.

O “consumo moderado” apontado pelo pesquisador refere-se a algo em torno de duas latinhas de cerveja. Nesta pequena quantidade, a ação da cerveja seria igual à da água. “Não encontramos nenhum efeito específico – ou negativo – que se possa atribuir à ingestão de cerveja em comparação à ingestão somente de água”, disse Castillo, durante um simpósio europeu sobre cerveja e saúde, realizado em Bruxelas, na Bélgica.

No mesmo evento, o médico espanhol também irá apresentar um estudo que rechaça qualquer relação entre a bebida fermentada e a chamada “barriga de chope”.