Topo

Orlando Silva diz desconhecer possibilidade de desapropriação

Ministro Orlando Silva diz não haver risco na construção por causa do duto da Petrobras - Daniel Marenco/Folhapress
Ministro Orlando Silva diz não haver risco na construção por causa do duto da Petrobras Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Ricardo Perrone

Em São Paulo

18/10/2011 07h01

Por meio de sua assessoria de imprensa e via e-mail, Orlando Silva Júnior respondeu ao UOL Esporte sobre o terreno que comprou no distrito de Sousas, em Campinas. Ele afirma não haver risco na construção por causa do duto da Petrobras. Também alega desconhecer a possibilidade de desapropriações na área. Confira a entrevista:

  • Google Maps/Arte UOL

    Em agosto de 2010, Orlando Silva Júnior comprou, por R$ 370 mil, um terreno no distrito de Sousas, em Campinas (SP). Pela área de aproximadamente 90 mil m² passa um duto de gás da Petrobras.

    Silva, que é ministro do Esporte desde 2006 e recebia à época da compra R$ 10.748, 43 mensais, pagou o terreno à vista. Conforme documento obtido pela reportagem, ele usou cheque administrativo –modalidade que permite o uso do cheque sem que o pagador movimente sua própria conta.

UOL Esporte - Em 2010, o senhor comprou um terreno no distrito de Sousas, em Campinas. Sabia que um duto da Petrobras passa pela área?

Orlando Silva Júnior - Sim.

UOL Esporte - Não é arriscado construir uma casa num terreno por onde passa um  duto de gás?

Não na área onde construo uma casa de 110 metros quadrados.

UOL Esporte - O senhor sabe que o Plano Diretor de Dutos prevê uma série de  mudanças nos dutos e melhorias nas regiões em que eles estão? E que uma dessas medidas prevê um aumento nas faixas de servidão em terrenos como o seu?

Não.

UOL Esporte - Sabe da possibilidade de desapropriação parcial ou total de sua propriedade?

Não.

UOL Esporte - No mesmo condomínio, há outros terrenos  que não são afetados pelos dutos. Não seria melhor ter optado por outro?

O terreno não fica em condomínio.

UOL Esporte - Como foi pago o terreno? À vista ou em prestações?

Foi pago com um cheque pessoal do Ministro.

UOL Esporte - Qual a sua relação com Haroldo Borges Lima, da ANP? São amigos?

Tenho relação partidária.

UOL Esporte - O senhor pagou um valor inferior ao pedido por donos de outros terrenos no mesmo condomínio. Sabe o motivo para o seu lote ser mais barato?

O terreno não faz parte de condomínio.

UOL Esporte - Quem indicou para o senhor esse terreno?

Eu mesmo procurei.