Topo

Presidente Dilma estuda nomes e deve anunciar novo ministro do Esporte na sexta-feira

Gripada, presidente deixou para definir substituto de Orlando Silva para sexta-feira - Mehmet Kaman/Efe
Gripada, presidente deixou para definir substituto de Orlando Silva para sexta-feira Imagem: Mehmet Kaman/Efe

Ricardo Perrone

Em São Paulo

26/10/2011 22h30

Dilma Roussef deve oficializar o nome do substituto de Orlando Silva Júnior apenas na sexta-feira. Gripada, a presidente não quis se estender na discussão nesta quarta, após a demissão do ministro do Esporte. Preferiu pensar no assunto em casa, enquanto descansa.

De acordo com colaboradores de Dilma, é certo que a pasta continuará nas mãos do PCdoB. E o nome de Aldo Rebelo segue como o mais forte.

Já na semana passada, antes mesmo da queda de Orlando, uma corrente do PT defendia a nomeação de Rebelo, que atualmente é deputado federal, para o cargo.

Aldo Rebelo tem mais apoio dentro do PCdoB para assumir a função do que a deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE), ex-prefeita de Olinda. Rebelo, ex-presidente da CPI da CBF/Nike, também é considerado mais envolvido com o futebol. Inimigo de Ricardo Teixeira no passado, ele se aproximou do cartola nos últimos anos, na contramão da presidente, que a cada dia se afasta mais do dirigente.

Já Luciana teve seu nome citado por Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa,  como provável substituta de Orlando Silva Júnior. Ser cotada pela federação internacional também não ajuda em nada a convencer a presidente, que não fala a mesma língua da entidade.

Após a demissão de Orlando Silva Jr, foi anunciado que o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar Manoel da Silva e Souza, seria o chefe da pasta interinamente.

ANÁLISE DOS BLOGUEIROS DO UOL ESPORTE

JUCA KFOURI: "Alguma coisa aconteceu para que se fale num interino para assumir o ministério". Leia o comentário completo.
JOSÉ CRUZ: "Brasil precisa de um novo modelo de Ministério do Esporte". Leia o comentário completo.
PERRONE: "Craque em articulações, ministro sai acusado de traição por São Paulo e CBF". Leia o comentário completo.