Homem mais forte do Brasil recebe convite para evento de Schwarzenegger nos EUA

Bruno Freitas
Em São Paulo

  • Alex Almeida/UOL e Reprodução

    Marcos Mohai vai participar de competição de strongman em evento de Schwarzenegger

    Marcos Mohai vai participar de competição de strongman em evento de Schwarzenegger

Expoente brasileiro do strongman, esporte que submete seus atletas a tarefas extremas de força e resistência, Marcos Mohai terá a oportunidade em 2012 de participar de uma das principais competições internacionais da modalidade, em evento ligado à estrela de cinema Arnold Schwarzenegger.   

Mohai recebeu convite da entidade que comanda o esporte nos Estados Unidos para participar do The Arnold Sports Festival, em Columbus, no estado norte-americano de Ohio. O evento será realizado entre os dias 1º e 4 de março de 2012. O brasileiro estará na disputa entre os amadores, qualificatória para competições profissionais.

O evento que é hoje um amplo festival de esportes nasceu em 1989 com o nome de Arnold Classic, com Schwarzenegger entre seus fundadores. Originalmente tinha como atração apenas os atletas do fisiculturismo, esporte que teve o ator como ídolo entre os anos 70 e 80. O astro nascido na Áustria foi Mister Universo com 20 anos e ganhou o prestigioso concurso Mister Olympia por sete vezes antes de virar Conan e Exterminador do Futuro em Hollywood e governador na Califórnia.

A presença no evento que tem Schwarzenegger como principal divulgador funciona para Mohai como uma oportunidade de ingresso no rol dos profissionais do strongman.

  • Marcos Mohai/Divulgação

    Marcos Mohai executa o tombamento de carro

  • Reprodução

    Atleta do strongman foi atração no Faustão

"É ótimo para um strongman no Brasil. É uma espécie de passaporte, uma porta se abrindo. Para eles também é bom ter um representante brasileiro. Fico feliz de nosso trabalho ter causado impacto lá", diz Mohai, tricampeão do 'Homem Mais Forte do Brasil' (2009, 2010 e 2011).

"Funciona como uma seletiva para os eventos profissionais, inclusive para a disputa do 'Homem Mais Forte do Mundo'", acrescenta, em referência ao principal evento da modalidade.

Mas ao contrário do 'Homem Mais Forte do Mundo', o The Arnold Sports Festival privilegia mais as provas de força, como levantamento de pedras e tombamento de carro, tarefa de especialidade de Mohai. No cronograma, nada de arremesso de barril ou deslocamento em água com sacos de areia. 

"Não tem provas mais complexas, de velocidade e técnica. São provas mais convencionais, como o Atlas Stone", conta o brasileiro, em menção ao levantamento de pedras gigantes.

A versão profissional do festival esportivo nos EUA tem nomes badalados da modalidade como campeões das últimas edições, entre eles o lituano Zydrunas Savickas e os norte-americanos Derek Poundstone e Brian Shaw. No entanto, a edição de amadores é uma incógnita para o estreante brasileiro.

"Em nível de Brasil, me encontro pronto. Não sei o que vou encontrar lá. Sempre existem pessoas novas surpreendendo. A gente tem conhecimento de atletas competindo profissionalmente já aos 22 anos. Mas pretendo treinar muito. Estou confiante para estar entre os dez primeiros, pelo menos", afirma o brasileiro de 34 anos. 

MARCOS MOHAI PUXA CARRETA DE 9 TONELADAS NO SBT

O tricampeão do 'Mais Forte do Brasil' já levou seus dotes de força à televisão brasileira em 2010, quando venceu o quadro "Se vira nos 30", no Domingão do Faustão da Globo. Neste domingo, Mohai volta à rede nacional com um desafio no programa da Eliana, no SBT.

O atleta do strongman aparecerá na atração dominical puxando uma carreta importada. "Ela só existe nos Estados Unidos. Não tem no Brasil, precisaram trazer ela de navio. Pesa 9 toneladas", descreve sobre o desafio, já gravado para o SBT.

No Faustão, Mohai se apresentou levantando um total de 700 kg, divididos em sete bolas de concreto, no exato espaço de meio minuto.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos