Gêmeos dividem fama da TV com fisiculturismo e estudam competir nos EUA

Conhecidos rostos da televisão da última década, com participações em programas de auditório e em reality shows, os gêmeos Flávio e Gustavo decidiram recentemente dividir a exposição na mídia com uma nova aposta de vida, dentro do esporte. Os modelos mineiros treinam há oito meses em São Paulo e estão próximos da estreia como atletas do fisiculturismo.
Aos 33 anos, os irmãos trabalham com o técnico Roberto Bueno e estudam a mudança para os Estados Unidos, onde esperam se inserir no mercado local dos atletas de model muscle fitness, categoria em que os competidores privilegiam a simetria de corpo ao excesso de músculos, na comparação com a imagem mais comum na visão leiga sobre o fisiculturismo.
"Meu corpo já mudou muito. Pensei que no fisiculturismo tivesse que ir ao extremo, que talvez não fosse capaz. Mas vi que é possível fazer o esporte de uma maneira mais atleta, mais saudável. E o Roberto me apresentou uma categoria que eu não imaginava que existisse", afirma Flávio, que assegura não enfrentar sacrifícios alimentares. "Não quero ficar bombadão", emenda, na conclusão sobre o processo de construção de seu novo corpo.
Os irmãos estudam uma mudança da base de vida e treinos para Miami. "Estou trabalhando para chegar num nível de competir nos torneios lá fora. Nos Estados Unidos o atleta é mais valorizado, com todo o universo do body fitness, mercado de revistas, suplementos, aparelhos. Aqui no Brasil existe muito preconceito", diz Flávio.
TEMPOS DE EXPOSIÇÃO
![]() |
Depois de aparecerem em uma brincadeira com um mágico no Domingão do Faustão, os gêmeos mineiros Flávio e Gustavo foram recrutados para trabalharem como assistentes de palco do programa "O + (positivo)", então apresentado por Otaviano Costa. Na época, entre 2000 e 2001, a atração da Rede Bandeirantes também contava com "Feiticeira", personagem de Joana Prado. Depois disso, já nacionalmente conhecidos, os irmãos integraram o elenco do reality show do SBT "Casa dos Artistas", nas edições 2 e 3 (em 2002). Gustavo participou primeiro do programa mediado pelo ídolo Silvio Santos, e Flavio veio na versão seguinte. Este foi o auge de popularidade dos atuais atletas de fisiculturismo, que depois engataram vários trabalhos de publicidade. |
O projeto esboçado pelo técnico Roberto Bueno prevê que os gêmeos disputem um torneio de fisiculturismo de Las Vegas em março. O evento em questão é organizado pela Musclemania, entidade independente das similares mais conhecidas deste esporte, como Nabba e IFBB.
FLÁVIO DIZ TER USADO ESPORTE CONTRA A SÍNDROME DO PÂNICO
A reportagem do UOL Esporte conheceu a realidade de vida dos gêmeos da TV em conversa com Flávio Mendonça em uma academia de São Paulo, no mesmo dia em que o irmão Gustavo resolvia problemas particulares em Florianópolis. No papo, o gêmeo confidenciou um recente êxito em um problema pessoal.
Para Flávio, a opção pelo esporte serviu também como alternativa em uma batalha de cinco anos contra a síndrome do pânico. O novo atleta revela que se deixou entrar em um ambiente sufocante de auto cobrança, principalmente em razão das exigências bem particulares do universo do entretenimento.
"Enfrentei a síndrome do pânico por cinco anos. Me sentia inseguro, oscilando. Aí consegui entrar num treinamento sério, a longo prazo, e finalmente reverter esse quadro. A endorfina que a adrenalina de treinamento libera ajuda muito na cura", declarou.
Flávio diz que deixou de conviver no mundo de festas e badalação do entretenimento para entrar num caminho de vida mais ligado ao esporte. O gêmeo diz ter feito poucos amigos no meio artístico.
"Foi depois da fama [síndrome do pânico]. Eu me cobrava demais, ficava muito ansioso com a questão do trabalho. Ia correr e sentia que poderia sofrer um infarto. Fui muito feliz [no meio artístico], mas já deu. Foi bom pra caramba, mas eu sou realista. Existe mais coisa na vida do que fama e glamour", diz Flávio.
Mesmo assim, os gêmeos seguem aparecendo na mídia em aparições eventuais em programas de TV. Recentemente, estiveram em atrações como "Esquadrão da Moda", no "Melhor do Brasil" e "A Praça é Nossa".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.