Topo

Gêmeos dividem fama da TV com fisiculturismo e estudam competir nos EUA

Flávio treina forte para levar a notoriedade da TV para o mundo do fisiculturismo - Rodrigo Niemeyer/UOL
Flávio treina forte para levar a notoriedade da TV para o mundo do fisiculturismo Imagem: Rodrigo Niemeyer/UOL

Bruno Freitas

Em São Paulo

01/12/2011 06h00

Conhecidos rostos da televisão da última década, com participações em programas de auditório e em reality shows, os gêmeos Flávio e Gustavo decidiram recentemente dividir a exposição na mídia com uma nova aposta de vida, dentro do esporte. Os modelos mineiros treinam há oito meses em São Paulo e estão próximos da estreia como atletas do fisiculturismo.

Aos 33 anos, os irmãos trabalham com o técnico Roberto Bueno e estudam a mudança para os Estados Unidos, onde esperam se inserir no mercado local dos atletas de model muscle fitness, categoria em que os competidores privilegiam a simetria de corpo ao excesso de músculos, na comparação com a imagem mais comum na visão leiga sobre o fisiculturismo.

"Meu corpo já mudou muito. Pensei que no fisiculturismo tivesse que ir ao extremo, que talvez não fosse capaz. Mas vi que é possível fazer o esporte de uma maneira mais atleta, mais saudável. E o Roberto me apresentou uma categoria que eu não imaginava que existisse", afirma Flávio, que assegura não enfrentar sacrifícios alimentares. "Não quero ficar bombadão", emenda, na conclusão sobre o processo de construção de seu novo corpo.

Os irmãos estudam uma mudança da base de vida e treinos para Miami. "Estou trabalhando para chegar num nível de competir nos torneios lá fora. Nos Estados Unidos o atleta é mais valorizado, com todo o universo do body fitness, mercado de revistas, suplementos, aparelhos. Aqui no Brasil existe muito preconceito", diz Flávio.

TEMPOS DE EXPOSIÇÃO

Depois de aparecerem em uma brincadeira com um mágico no Domingão do Faustão, os gêmeos mineiros Flávio e Gustavo foram recrutados para trabalharem como assistentes de palco do programa "O + (positivo)", então apresentado por Otaviano Costa. Na época, entre 2000 e 2001, a atração da Rede Bandeirantes também contava com "Feiticeira", personagem de Joana Prado.

Depois disso, já nacionalmente conhecidos, os irmãos integraram o elenco do reality show do SBT "Casa dos Artistas", nas edições 2 e 3 (em 2002). Gustavo participou primeiro do programa mediado pelo ídolo Silvio Santos, e Flavio veio na versão seguinte. Este foi o auge de popularidade dos atuais atletas de fisiculturismo, que depois engataram vários trabalhos de publicidade.

O projeto esboçado pelo técnico Roberto Bueno prevê que os gêmeos disputem um torneio de fisiculturismo de Las Vegas em março. O evento em questão é organizado pela Musclemania, entidade independente das similares mais conhecidas deste esporte, como Nabba e IFBB.

FLÁVIO DIZ TER USADO ESPORTE CONTRA A SÍNDROME DO PÂNICO

A reportagem do UOL Esporte conheceu a realidade de vida dos gêmeos da TV em conversa com Flávio Mendonça em uma academia de São Paulo, no mesmo dia em que o irmão Gustavo resolvia problemas particulares em Florianópolis. No papo, o gêmeo confidenciou um recente êxito em um problema pessoal.

Para Flávio, a opção pelo esporte serviu também como alternativa em uma batalha de cinco anos contra a síndrome do pânico. O novo atleta revela que se deixou entrar em um ambiente sufocante de auto cobrança, principalmente em razão das exigências bem particulares do universo do entretenimento. 

"Enfrentei a síndrome do pânico por cinco anos. Me sentia inseguro, oscilando. Aí consegui entrar num treinamento sério, a longo prazo, e finalmente reverter esse quadro. A endorfina que a adrenalina de treinamento libera ajuda muito na cura", declarou.

Flávio diz que deixou de conviver no mundo de festas e badalação do entretenimento para entrar num caminho de vida mais ligado ao esporte. O gêmeo diz ter feito poucos amigos no meio artístico.

"Foi depois da fama [síndrome do pânico]. Eu me cobrava demais, ficava muito ansioso com a questão do trabalho. Ia correr e sentia que poderia sofrer um infarto. Fui muito feliz [no meio artístico], mas já deu. Foi bom pra caramba, mas eu sou realista. Existe mais coisa na vida do que fama e glamour", diz Flávio.

Mesmo assim, os gêmeos seguem aparecendo na mídia em aparições eventuais em programas de TV. Recentemente, estiveram em atrações como "Esquadrão da Moda", no "Melhor do Brasil" e "A Praça é Nossa".