Topo

Djokovic vence o 'Oscar do esporte' e é eleito o melhor atleta de 2011

Sérvio Novak Djokovic foi o grande vencedor do prêmio Laureus, o Oscar do Esporte - Facundo Arrizabalaga/EFE
Sérvio Novak Djokovic foi o grande vencedor do prêmio Laureus, o Oscar do Esporte Imagem: Facundo Arrizabalaga/EFE

Do UOL, em São Paulo

06/02/2012 18h14

O tenista Novak Djokovic teve sua grande temporada em 2011 coroada nesta segunda-feira. O sérvio foi o vencedor do prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, como o melhor atleta do último ano, em cerimônia realizada em Londres.

Djokovic tinha como concorrentes o jogador de futebol Lionel Messi, o velocista jamaicano Usain Bolt, o jogador de basquete alemão Dirk Nowitzki, o bicampeão mundial de Fórmula 1 Sebastian Vettel e o ciclista Cadel Evans. A vitória do sérvio aumenta o número de conquistas do tênis, que levou seis das 13 edições do prêmio na categoria masculino.

O tenista sérvio brilhou ao dominar o circuito profissional em 2011. Com 24 anos, Djokovic venceu três Grand Slams (Aberto da Austrália, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos), além de ter conquistado outros sete títulos. Manteve uma sequência de 41 jogos de invencibilidade no início da temporada e alcançou o primeiro lugar do ranking da ATP, encerrando a hegemonia de Rafael Nadal e Roger Federer.

O prêmio de melhor equipe do ano ficou com o Barcelona, que superou o Dallas Mavericks, da NBA, e a escuderia Red Bull, da Fórmula 1. A equipe espanhola levou o troféu por ter conquistado o Campeonato Espanhol, a Liga dos Campeões e o Mundial de clubes em 2011.

No feminino, a melhor atleta de 2011 foi a queniana Vivian Cheruiyot. A fundista foi a campeã dos 5 mil e dos 10 mil metros no Mundial de Xangai e no Mundial cross country. Ela disputava com a jogadora de futebol Homare Sawa, a golfista Yani Tseng, a esquiadora Maria Höfl-Riesch, a corredora Carmelita Jetere e a tenista Petra Kvitova.

O Brasil saiu vitorioso na categoria dedicada a trabalhos sociais realizados por esportistas. Ídolo do São Paulo e do Paris Saint-Germain, o ex-jogador Raí ficou com o troféu por suas ações com a Fundação Gol de Letra. A entidade, fundada em parceria com Leonardo, dá assistência a crianças carentes.

Vencedor por seu desempenho em 2008, desta vez o nadador Daniel Dias não figurou entre os premiados. O nadador acabou superado na categoria melhor atleta paraolímpico pelo velocista sul-africano Oscar Pistorius.