Topo

Tupi vira novo símbolo da seleção brasileira de rúgbi após eleição popular

Do UOL, em São Paulo

06/03/2012 10h18

O Tupi é o novo símbolo da seleção brasileira de rúgbi. A escolha aconteceu após uma eleição popular que contou com quase 10 mil votos, dos quais 47,16% optaram pela mascote desenvolvida pela agência Shark&Lion. As outras duas opções eram a Sucuri e a Arara, que tiveram respectivamente 34,76% e 18,08% dos votos.

“A escolha popular ratificou as raízes do povo brasileiro. O Tupi representa a essência de nosso país, remetendo a garra, perseverança, lealdade e espírito de equipe. Agora, as nossas seleções estarão prontas para enfrentar e derrotar qualquer adversário", explicou Sami Arap, presidente da CBRu (Confederação Brasileira de Rugby).

A expectativa da Confederação é que o novo símbolo ajude no processo de identificação da modalidade com os torcedores, além de facilitar a exploração da marca em outras áreas, como ações de licenciamentos e confecções.

O processo de escolha do símbolo começou no final de 2010. A CBRu recebeceu centenas de ideias e selecionou as que mais se aproximavam de seu interesse. Depois, as propostas foram repassadas para agências de publicidades que criaram os mascotes e em seguida aconteceu a etapa da votação popular.

A apresentação oficial do novo símbolo será durante o próximo final de semana no Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens, no Rio de Janeiro.