Topo

Após 111 a 0 da Argentina, cartola do rúgbi brasileiro fala em diferença "abismal"

Jogador do Brasil se esforça no confronto contra a Argentina, que terminou em derrota por 111 a 0 - CDO / Divulgação
Jogador do Brasil se esforça no confronto contra a Argentina, que terminou em derrota por 111 a 0 Imagem: CDO / Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/05/2012 12h25

O rúgbi do Brasil sofreu diante da Argentina na última quarta-feira. No Campeonato Sul-Americano da modalidade, disputado no Chile, a seleção verde-amarela foi atropelada pelos vizinhos por 111 a 0. Um dia após a derrota dura, o presidente da CBRu (Confederação Brasileira de Rúgbi) minimizou o ocorrido.

“A diferença técnica entre as equipes é abismal e nunca tivemos a irresponsabilidade de [acharmos que poderíamos] vencer a Argentina na modalidade Rugby Union. Argentina integra o top-10 do ranking, participou de todas as Copas do Mundo e tem jogadores profissionais espalhados pelo mundo afora”, disse Sami Arap, presidente da CBRu.

O Rugby Union citado por Arap é a versão tradicional do esporte, que tem 15 jogadores em campo. A modalidade que fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, é diferente, conta com apenas sete jogadores em cada time e, por isso, é conhecida como Rugby Sevens.

Na versão tradicional, a superioridade da Argentina é ainda mais destacada, apesar do crescimento recente do Brasil na modalidade. Diante do Uruguai, segundo time mais tradicional do continente, os Pumas (como é conhecida a seleção argentina) venceram por folgados 40 a 5.

“É importante lembrar que a seleção está no início de um trabalho de longo prazo, amparada por uma das melhores equipes profissionais do mundo, o Crusaders [Nova Zelândia]. Nossa meta é diminuir gradativamente esse abismo técnico em um prazo estimado de dez anos”, disse Sami Arap.

Apesar do baque pela derrota, o Brasil segue na disputa do Sul-Americano. No próximo sábado, a equipe encara o Uruguai, que deve terminar no segundo lugar caso confirme o favoritismo e vença o confronto.