Topo

Quadro do Pânico revolta a comunidade do Strongman: "Estão enfiando a gente no esgoto"

Integrantes do Pânico encaram provas do strongman na última edição do programa - Reprodução
Integrantes do Pânico encaram provas do strongman na última edição do programa Imagem: Reprodução

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

24/05/2012 06h00Atualizada em 24/05/2012 10h38

Exibido na noite do último domingo, o quadro "Academia das Panicats" no Pânico da Bandeirantes recorreu a provas do strongman para submeter seu elenco de musas a provas conhecidas da modalidade, com pneus gigantes, veículos, etc. No entanto, a mistura desta prática com garotas em trajes minúsculos incomodou a comunidade ligada aos esportes de força.

Presidente da Aliança Nacional da Força (ANF), entidade oficial que atua no auxílio do strongman no país, Marília Coutinho mobilizou a comunidade brasileira do esporte através da internet, em nome de um protesto único contra a imagem retratada da modalidade junto às modelos do Pânico.    

No quadro em questão, cinco assistentes de palco usando maiôs decotados precisaram executar algumas provas conhecidas na disputa do esporte dos "homens e mulheres mais forte do mundo". Entre outros desafios, as garotas tentaram puxar um carro amarradas com cordas, levantar pneus de tratores e carregar um carrinho de mão com peso dentro, percorrendo um trajeto pré-definido.

Dirigentes do strongman nacional encaminharam uma reclamação formal à Rede Bandeirantes. Procurada pela reportagem do UOL Esporte na última quarta-feira, a emissora informou que prefere não comentar publicamente a insatisfação dos adeptos do esporte.

VEJA OPINIÕES DA COMUNIDADE DO STRONGMAN SOBRE O TEMA:

MARÍLIA COUTINHO
Campeã mundial de powerlifting, estudiosa dos esportes de força e presidente da ANF (SP)

O ponto de vista do pessoal ligado ao esporte é de indignação. A gente quer ser popularizado, mas não popularizado de qualquer maneira. Minha opinião é de que trata-se de um vampirismo cultural, não traduz o esporte. Pelo contrário, deforma, perverte. Usa a mesma forma, mas com outro conteúdo. Se apropriaram ilegitimamente desta forma. É catastrófico. Já é uma coisa difícil apresentar dignamente uma mulher forte. E tem essa associação clássica entre força e estupidez. Estão enfiando a gente no esgoto.

FLÁVIA CARVALHO
Atleta do strongwoman (ES)

O programa "Pânico" me ligou e fez um convite para que eu fosse participar da chamada "Academia das Panicats", e me perguntou se eu conhecia alguma atleta de São Paulo para que eles convidassem também. Disse que não conhecia. No domingo eu assisti a essa parte do programa e não gostei do que vi, achei uma falta de respeito em fazerem esse quadro com essas mulheres seminuas tombando pneu e puxando a van. Foi constrangedor, pois estou no esporte há pouco tempo, mas me dedico muito, treino com seriedade, para vir esse tipo de mídia e desmoralizar a imagem das mulheres nesse esporte.

VILMAR OLIVEIRA
Presidente da WSF (World Strongman Federation) para a América do Sul (RS)
Como introdutor do strongman no Brasil e defensor da seriedade e da ética nos esportes de força, condeno veementemente a forma como está sendo divulgado e ridicularizado o strongwoman. Estive recentemente no programa os "Legendários" e no "Superpop", porém apresentando atletas de verdade realizando provas de força, para divulgar de forma séria e responsável o nosso esporte.

Para minha surpresa e indignação, recentemente um programa de televisão colocou suas modelos de biquini realizando as provas de strongman. Filmando em angulos extremamente íntimos, quase que pornográficos. Entendo que é um programa de humor e entreterimento, todavia, da forma como foi colocado, com as moças seminuas e praticamente sendo obrigadas a realizar as provas, sem ter preparo para isso, somente serviu para ridicularizar a nossa modalidade esportiva.

MARCOS FERRARI
Atleta e representante da American Strongman na América Latina (SP)

Há algum tempo já o strongman vêm sendo alvo de piadas e entretenimento barato e apelativo por algumas emissoras de TV, na busca de audiência de um publico alvo que muitas vezes fica com dúvidas sobre o esporte. O que ele vê é uma apresentação medíocre e sem base nenhuma técnica sobre o assunto.

O ultimo descrédito é esse assalto moral da Band no programa "Pânico". Além de assassinar o esporte, usou a imagem da mulher de forma vulgar e apelativa.

SANDRO UENO
Representante da American Strongman na América Latina (SP)

Acho interessante que se leve o bom humor para os esportes, mas também que se divulgue a natureza do strongman e strongwoman no Brasil, com os verdadeiros praticantes da modalidade, e que não se faça disso um circo. Além de levar ao público o entretenimento e a diversão, também temos um trabalho e uma função social muito sérios.