Topo

Alemanha homenageia israelenses mortos nos Jogos de Munique 40 anos após tragédia

Ataque terrorista à delegação de Israel marcou os Jogos Olímpicos de Munique-1972 - Kurt Strumpf/AP
Ataque terrorista à delegação de Israel marcou os Jogos Olímpicos de Munique-1972 Imagem: Kurt Strumpf/AP

Das agências internacionais

Alemanha

05/09/2012 09h17

Quarenta anos após o atentado nos Jogos Olímpicos de Munique, a Alemanha presta homenagem nesta quarta-feira aos israelenses mortos por palestinos. A cerimônia acontecerá na antiga base militar de Fürstenfeldbruck, com a presença de sobreviventes e parentes das vítimas.

Na manhã do dia 05 de setembro de 1972, oito membros da organização palestina “Setembro Negro” invadiram apartamento da delegação israelense na vila olímpica, mataram dois atletas e sequestraram outros nove. O objetivo era conseguir a libertação de 232 palestinos.

A operação de resgate, organizada pelo serviço de segurança alemã na base militar, fracassou e terminou com a morte dos nove reféns, de um policial e de cinco membros do comando palestino – os outros três foram detidos.

Um documentário intitulado “O 11º dia”, sobre a tragédia, será exibido nesta quarta-feira na TV alemã. Nele, sobreviventes visitam o estádio Olímpico, 40 anos depois do ocorrido, e relatam suas experiências.

“Essa visita me permitiu preencher um vazio emocional”, afirma Avraham Melamed, ex-treinador de natação, aos 68 anos. “Ressurgiram pedaços de nossa memória que desaparecido há 40 anos”, diz Welig Schtorch, de 66 anos, ex-atleta de tiro.

Poucos dias antes do 40º aniversário da tragédia, Israel revelou dezenas de documentos que criticam a operação alemã, dizendo que o país não fez o “mínimo esforço para salvar vidas”. A lista de acusações inclui caros blindados que demoraram a chegar, policiais sem lanternas para seguir a movimentação noturna do comando palestino e atiradores com equipamentos inadequados.