Topo

Custo das Olimpíadas ficou mais de R$ 1 bi abaixo do orçamento, divulga governo britânico

Dinheiro que sobrou será usado na reforma do Parque Olímpico de Londres  - AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Dinheiro que sobrou será usado na reforma do Parque Olímpico de Londres Imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

23/10/2012 12h41

O governo britânico divulgou nesta terça-feira balanço que mostra que o custo total das Olimpíadas Londres 2012 ficou abaixo do orçamento. O custo total foi de 8,9 bilhões de libras, abaixo dos 9,3 bilhões previstos. A diferença de 400 milhões de libras equivale a pouco mais de R$ 1 bilhão de reais.

De acordo com o balanço, o valor total de gastos durante os dias de competições, de 2,2 bilhões de libras, foi coberto completamente pelo dinheiro vindo de patrocinadores, venda de ingressos e da COI (Comitê Olímpico Internacional).

A maior parte da redução de gastos veio das obras de segurança, transporte e construção de infraestrutura. Mesmo assim, algumas áreas tiveram crescimento de gastos, como na área operacional.

O dinheiro que sobrou do orçamento será utilizado na reforma do Parque Olímpico, para retirar as instalações temporárias, para a construção das moradias que ocuparão o espaço e para a instalação de novas ruas, tornando a área uma nova área residencial de Londres. É esperado que as obras comecem em julho 2013.

“Esse é o legado das Olimpíadas de 2012. Transformar o Parque Olímpico em uma comunidade que crescerá nas próximas décadas”, afirmou Dennis Hone, chefe-executivo da Autoridade para a Realização da Olimpíada (ODA, na sigla em inglês).