Topo

"Mais forte" do país estreia como vereador, sofre com terno e treina por 6º título brasileiro

Campeão brasileiro de strongman Marcos Mohai estreia na vida política em Peruíbe - Alex Almeida/UOL e Arquivo pessoal
Campeão brasileiro de strongman Marcos Mohai estreia na vida política em Peruíbe Imagem: Alex Almeida/UOL e Arquivo pessoal

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

09/01/2013 06h00

Acostumado com provas de força, o corpo de 143 kg e 1,81 m de Marcos Mohai se cobriu com terno e gravata nos primeiros dias de 2013 para um novo desafio na vida do atleta. O pentacampeão brasileiro do torneio dos "homens mais fortes" estreou recentemente como vereador na cidade de Peruíbe e agora concilia a atividade pública com os treinos habituais com pneus gigantes e pedras de concreto. Tudo porque o gigante dará um tempo na versão político no fim de janeiro para brigar pelo hexa nacional de strongman.  

"É uma experiência diferente, o pessoal estava mais acostumado a me ver em outro setor, no setor esportivo, agora têm uma imagem diferente, de terno. Não é o universo que estou habituado. Faz muito calor dentro do terno, fico transpirando igual a um boi velho", brinca o atleta, que representou o Brasil na edição 2012 do Arnold Classic, famoso evento de força nos EUA ligado ao astro do cinema Schwarzenegger.

Mohai foi eleito na cidade do litoral paulista com 508 votos [o vereador mais votado teve pouco mais de 900]. O gigante atleta do strongman é um dos 11 novos nomes na câmara municipal de Peruíbe e promete usar a modalidade que pratica como plataforma política em seu mandato.

Como vereador, o campeão brasileiro sonha em usar seu esporte como alternativa de reabilitação física.

VEREADOR EM AÇÃO

"Tenho alguns projetos que estão na gaveta, para usar na oportunidade certa. Quero tornar o strongman um esporte de reabilitação. É um esporte barato, que você pode praticar com objetos alternativos, do nosso meio comum. Coisas como um pneu velho, objetos descartados. Até hoje se conhece o strongman só em nível competitivo, mas ele pode servir de outras maneiras, agregado a fundações como Febem, por exemplo, a colégios", argumenta o vereador do PSDC.

Paralelamente à vida política, o político iniciante segue engajado em sua modalidade. No fim de 2012 Marcos Mohai levou o lituano Zydrunas Savickas, tricampeão do "Homem mais forte do mundo", para uma apresentação no Domingão do Faustão, na TV Globo [levantou quatro dançarinas de uma vez só e puxou um caminhão com o corpo].

Agora o vereador se prepara para a disputa da etapa do Brasileiro de strongman, que acontece nos dias 26 e 27 de janeiro, em Peruíbe. Sem terno e gravata, Mohai tentará o sexto título em provas renovadas, como o levantamento de pedras com dois atletas adversários ao mesmo tempo.

O evento ainda contará com provas que envolvem levantamento de pesos diversos, como bigornas e pneus gigantes, além do desafio de tombamento de carro. A novidade será a tarefa apelidada de "papai vai às compras", em que os atletas terão que carregar uma caçamba de entulho de 300 kg e ir acrescentando pesos diversos ao longo de um percurso definido.