Topo

Precursor do rúgbi de Santa Maria morre em incêndio na boate Kiss no RS

Vinicius Rosado estava lesionado, mas se preparava para voltar a ser pilar do URSM - Reprodução Universitário Rugby Santa Maria
Vinicius Rosado estava lesionado, mas se preparava para voltar a ser pilar do URSM Imagem: Reprodução Universitário Rugby Santa Maria

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

27/01/2013 19h33

Vinícius Montardo Rosado, de 26 anos, um dos precursores do rúgbi de Santa Maria morreu na madrugada deste domingo no incêndio na boate Kiss, na região central do Rio Grande do Sul. “Vinão”, como era conhecido pelos amigos, se preparava para fazer o trabalho de conclusão do curso de educação física justamente sobre a modalidade esportiva, mas perdeu a vida juntamente com mais 230 pessoas na casa noturna.

“O Vini é um dos caras que estava no início do rúgbi em Santa Maria. Antigamente tínhamos duas equipes na cidade, mas com o passar do tempo juntamos as duas e formamos o Universitário Rugby Santa Maria. Ele jogou durante um período na equipe, mas lesionou o joelho e ficou um bom tempo parado. Por ser um cara grande e pesado, teve dificuldades para voltar, mas, às vezes, treinava com a gente”, afirmou Maurício Rocha Ribeiro, amigo e secretário do Universitário ao UOL Esporte.

INCÊNDIO EM CASA NOTURNA DE SANTA MARIA (RS) DEIXOU 233 MORTOS

O incêndio em uma boate deixou ao menos 233 mortos --sendo 120 homens e 113 mulheres-- e mais de 100 feridos em Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros. O fogo começou por volta das 2h deste domingo (27). Inicialmente, os bombeiros divulgaram que o número de mortos era 245 mas, após uma recontagem, a quantidade foi revista. LEIA MAIS
A Federação Gaúcha de Futebol irá confirmar nesta segunda-feira que a rodada que seria disputada neste domingo será remarcada para os dias 13 e 14 de fevereiro. Os jogos foram cancelados devido à tragédia em uma boate de Santa Maria que vitimou pelo menos 230 pessoas.LEIA MAIS

Segundo recado da irmã de Vinícius, Jéssica Montardo Rosado, para os diretores do clube de rúgbi, o desejo do estudante de educação física era iniciar novamente os treinamentos com os amigos, porém, a tragédia impediu a volta ao esporte que o encantava. Durante o incêndio, Vinícius chegou a ser levado para o hospital, mas acabou morrendo e foi um dos primeiros a ser identificado pela família.

“Ele tinha melhorado do joelho e tinha planejado retornar aos treinos. Inclusive, fiquei com as chuteiras dele na minha casa. [...] Ele ia fazer o trabalho de conclusão de curso sobre o rúgbi. Todo mundo adorava ele. Infelizmente, perdemos um grande amigo. Fui no velório, dei um abraço na família e voltei, pois estava muito complicado ficar por lá”, declarou Maurício Ribeiro.

Heitor de Oliveira, de 24 anos, também treinou rúgbi no clube e faleceu no incêndio, porém, o jovem estava afastado do esporte. O Universitário Rugby Santa Maria tinha programado um treino neste domingo, mas a atividade foi cancelada devido ao luto oficial pelas mortes na boate.

Fundado no dia 8 de maio de 2009, o Universitário Rugby Santa Maria é filiado à Confederação Brasileira de Rugby e à Federação Gaúcha de Rugby. A equipe se prepara para a segunda divisão do Campeonato Gaúcho. Além da competição estadual, o URSM irá disputar também a Copa RS 2013 e o Circuito Gaúcho de Rugby 7's.