Topo

Ex-lutador russo é mais um a devolver medalha de ouro em protesto contra o COI

Da Reuters, em Moscou (Rússia)

26/02/2013 15h08

O ex-lutador russo Sagid Murtazaliev decidiu devolver a medalha de ouro conquistada nos Jogos de Sidney em protesto à possibilidade de o COI (Comitê Olímpico Internacional) excluir as lutas para as Olimpíadas de 2020. O búlgaro Valentin Yordanov também já havia devolvido sua medalha por não concordar com a decisão.

“Devo admitir que foi uma decisão difícil”, disse Murtazaliev, que ganhou o ouro na luta livre nos Jogos de Sidney, a R-Sport nesta terça-feira.

“Mas depois de pensar no assunto, eu decidi seguir o exemplo de Valentin Yordanov. Senti que deveria fazer algo para tentar manter a luta como parte da Olímpiada”, completou o russo, que se manifestou em uma carta.

O búlgaro foi sete vezes campeão mundial e é atualmente presidente da Federação Búlgara de Luta. Yordanov, que ganhou a medalha de ouro em Atlanta, em 1996, enviou uma carta a Jacques Rogge, presidente do COI, criticando a decisão da entidade.

A decisão do COI causou comoção na comunidade da luta pelo mundo com diversos países, como Rússia, Japão e Estados Unidos, tentando convencer o COI a manter o esporte no programa olímpico, onde está desde 1896, com exceção aos Jogos de Paris, em 1900.

O comitê executivo do COI definirá em encontro na Rússia em maio quais dos sete esportes que pretendem ficar com a vaga vão a votação em novo encontro em setembro, em Buenos Aires.