Topo

Olimpíada perfeita dá terceiro "Oscar" do esporte a Usain Bolt

O jamaicano Usain Bolt exibe o troféu conquistado como Melhor Atleta do Ano - Getty Images
O jamaicano Usain Bolt exibe o troféu conquistado como Melhor Atleta do Ano Imagem: Getty Images

Roberta Nomura e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/03/2013 21h09

Uma Olimpíada perfeita deu a Usain Bolt mais um prêmio Laureus, considerado o “Oscar” do esporte. O atleta ganhou, em Londres, medalhas de ouro nas três provas que disputou (100m rasos, 200m rasos e revezamento 4 x 100m). Com isso, repetiu 2009 e 2010 e foi considerado o maior atleta do ano.

O prêmio Laureus foi dado a Bolt em cerimônia realizada nesta noite, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que a festa do Oscar do esporte ocorre no Brasil. Bolt, porém, não compareceu à festa de premiação.

Após ser anunciado como o grande vencedor do Laureus, Bolt apareceu em um telão, agradeceu o prêmio e prometeu buscar novas medalhas de ouro na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. "Vou fazer o meu máximo para alcançar esse objetivo", afirmou,

Neste ano, Bolt disputou Laureus com Lionel Messi, o piloto Sebastian Vettel, o cliclista Bradley Wiggins, o fundista Mo Farah e o ex-nadador Michael Phelps. Phelps, aliás, era o grande favorito ao prêmio já que, em 2012, ganhou sua 22ª medalha em Olimpíadas e se tornou o maior atleta olímpico de todos os tempos. Phelps, entretanto, encerrou sua carreria sem ter sido considerado o atleta do ano.

Membros da Academia Laureus e jornalista de todo o mundo, entretanto, não ligaram para isso. Deram a Bolt seu terceiro Laureus.

Usain Bolt tem 26 anos e é o atual recordista mundial dos 100m rasos, 200m rasos e revezamento 4 x 100m. Ele também é o único atleta da história a ter conquistado o bicampeonato Olímpico nas três provas. O feito de Bolt em Londres-2012 já havia sido alcançado por ele em Beijin-2008.

Feminino

A melhor atleta do ano, categoria feminino, é Jessina Ennis. A britânica dominou o heptalho moderno durante a Olimpíada de Londres e ganhou a medalha de ouro com uma pontuação recorde: 6.955.