Topo

"Oscar" do esporte no Rio esquece Corinthians e remete pouco ao Brasil

Zico e Cafu foram algumas das presenças brasileiras no Prêmio Laureus  - Júlio César Guimarães/UOL
Zico e Cafu foram algumas das presenças brasileiras no Prêmio Laureus Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Roberta Nomura e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/03/2013 22h50

O primeiro Prêmio Laureus realizado no Brasil ganhou poucos ares de sua nova casa. A cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira, teve menções à cultura verde-amarela, com algumas trilhas sonoras, mas o único momento em que se falou português foi no discurso do paratleta Daniel Dias. Logo no início da festa a organização do “Oscar” do esporte ignorou o campeão mundial Corinthians em seu vídeo de resumo da temporada 2012.

Morgan Freeman foi o mestre de cerimônia e ensaiou um “boa noite” para iniciar a premiação. Uma ou outra personalidade também tentou agradar ao público com expressões pontuais, mas o português esteve presente mesmo somente no discurso de Daniel Dias, que faturou pela segunda vez o prêmio de atleta com deficiência.

CORINTHIANS É IGNORADO DA FESTA

  • Getty Images

    Apesar de acontecer no Brasil pela primeira vez, o Prêmio Laureus ignorou a conquista do Corinthians no Mundial de Clubes. Durante a premiação, foi exibido um vídeo no telão com os principais momentos esportivos do ano que passou. Os Jogos Olímpicos tiveram destaque, especialmente com Usain Bolt. No futebol, quem ganhou os holofotes foi a seleção espanhola campeã da Eurocopa, mas o Corinthians foi ignorado.

“Só quero agradecer aos meus pais, à minha esposa e aos nossos patrocinadores que me ajudaram a chegar ao ponto que cheguei. Foi muito treino e muita dedicação aos meus objetivos”, disse, em seu discurso de agradecimento.

A trilha sonora foi uma mistura de cultura brasileira e norte-americana. A festa teve apresentação de capoeira e da música Cidade Maravilhosa, além da presença de Bebel Gilberto com a bossa nova. Mas o som pop também foi marcante com o ritmo dançante de Rihanna durante a apresentação de alguns prêmios.

Mas foi o inglês mesmo que predominou no Theatro Municipal. Até mesmo quando os oradores eram brasileiros – o ator Cauã Reymond e a atriz e apresentadora Fernanda Lima mostraram seu lado poliglota ao anunciar o prêmio de Daniel Dias. Nem mesmo um vídeo propagandeando o espírito esportivo do Rio de Janeiro foi no idioma local.

Mesmo em inglês e com quase três horas de duração, a festa foi conduzida sem grandes gafes ou problemas. Phelps chegou a se atrapalhar um pouquinho na leitura de seu discurso pronto, mas riu de si mesmo. Sebastian Coe ficou sem microfone de lapela em um determinado momento, mas não comprometeu o andamento da cerimônia.

E no primeiro “Oscar” do esporte realizado no Brasil, Neymar e o paratleta Alan Fonteles foram os outros brasileiros finalistas, mas não faturaram as estatuetas em suas categorias: revelação e atleta com deficiência, respectivamente. Nem mesmo o campeão mundial Corinthians mereceu menção da organização do prêmio e o time paulista ficou de fora do resumo da temporada.

Confira a lista dos ganhadores

Usain Bolt – atleta do ano, categoria masculina
Jessica Ennis – atleta do ano, categoria feminina
Time Europeu (golfe) – melhor equipe do ano
Andy Murray – revelação do ano
Felix Sanchez – melhor retorno do ano
Daniel Dias – melhor paratleta do ano
Felix Baumgartner – melhor atleta de ação do ano
Sebatian Coe – Laureus pelas conquistas em sua vida
Miachel Phelps – Laureus por conquistas excepcional