Topo

Yane Marques conquista vice-campeonato do Mundial de Pentatlo Moderno

Do UOL, em São Paulo

24/08/2013 11h04

A brasileira medalhista de bronze dos Jogos Olímpicos de Londres, Yane Marques, manteve seu bom desempenho em competições internacionais e conquistou a prata no Mundial de Pentatlo Moderno neste sábado.

Yane, que chegou a liderar a prova, somou 5.292 na competição e garantiu a medalha inédita para o Brasil. O ouro ficou com a atual campeã olímpica Laura Asadauskaite, da Lituânia. A disputa, porém, foi acirrada, já que a primeira colocada terminou a prova apenas cinco segundos à frente da brasileira.

A russa Donata Rimsaite ficou com o bronze e cruzou a linha de chegada dois segundos após Yane Marques, que garantiu o melhor resultado de sua carreira em Mundiais. Até então, sua melhor marca havia sido um sexto lugar conquistado em 2012, na Itália.

A brasileira foi melhor que as adversárias nas três primeiras modalidades, a esgrima, a natação e a corrida, mas, no combinado de tiro e corrida acabou caindo o nível e ficou bem atrás da primeira colocada, que 2.220 pontos enquanto Yan ficou com 2.072.

Atualmente, Yane Marques ocupa o quinto lugar no ranking mundial de pentatlo moderno e, após a medalha em Londres, chegou a ser a segunda melhor atleta do mundo.Com esta medalha, portanto, Yane deve subir algumas posições. À sua frente estão a campeã mundial Laura Asadauskaite, em primeiro, aa ucranianas Victoria Tereshuk, em segundo, e Gana Buriak, em terceiro, e a norte-americana Margaux Isaksen, em quarto. A medalhista de bronze Donata Rimsaite é apenas a 17ª colocada do ranking.