Topo

Laboratório do Rio poderá ser reativado para Olimpíada, mas não para a Copa

O Ministério do Esporte tentará recredenciar o Ladetec até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro - Sergio Lima/Folhapress
O Ministério do Esporte tentará recredenciar o Ladetec até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Das agências internacionais

No Rio de Janeiro

11/09/2013 20h27

O Brasil tentará reabilitar o seu laboratório antidoping, o Ladec, que foi descredenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), divulgou o Ministério do Esporte nesta quarta-feira. O trâmite, porém, tem previsão de conclusão para 2015, o que garantiria a operação do Ladec nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, mas não na Copa do Mundo de 2014.

Em comunicado, o Ministério do Esporte se comprometeu a realizar as ações necessárias para garantir novamente o credenciamento pela Wada ao laboratório do Rio, retirado em agosto pelo local não cumprir as exigências internacionais e, portanto, não ser capacitado para realizar exames antidoping válidos internacionalmente.

Sendo assim, para o Mundial de 2014 o Brasil irá firmar parceria com um laboratório internacional credenciado pela Wada ao qual enviará as mostras de sangue dos atletas e com o qual montará um ‘laboratório-satélite’ e provisório para realizar, pelo menos, os exames de urina.

Na tentativa de reabilitar o laboratório do Rio de Janeiro, o governo brasileiro já apresentou iniciativas ao diretor executivo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Marco Aurélio Klein, na semana passada em Montreal, no Canadá. Segundo o Ministério do Esporte, na reunião foi acordado que o Ladetec irá apresentar um requerimento excepcional para que o processo de certificação seja mais rápido do que o convencional.

Quando o novo prédio do laboratório estiver pronto e equipado, em meados de 2014, será feito o pedido de novo credenciamento.

"A partir daí, o Ladetec entrará num estágio probatório e, por cerca de um ano, terá de demonstrar capacidade técnica e operacional para fazer os testes conforme os requisitos da agência mundial. Dessa forma, o tempo para o credenciamento, que normalmente leva de 16 a 24 meses, poderá cair pela metade", disse o ministério.

A expectativa é que o Ladetec esteja recredenciado e autorizado a fazer exames antidoping no segundo semestre de 2015, a tempo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Quanto à Copa do Mundo, o governo brasileiro se comprometeu que irá realizar a parceria com um laboratório internacional cujo nome não foi divulgado para poder realizar os exames e fazer o ‘passaporte biológico’ dos jogadores exigido pela Fifa.

O novo prédio do Ladetec começou a ser construído em fevereiro deste ano e deverá ficar pronto no primeiro semestre de 2014. O Ministério do Esporte disse ter repassado 15,7 milhões de reais à UFRJ para obras e projetos de engenharia.