Topo

"Já quebrei nove dedos", diz campeão de luta de dedões do pé

Alan "Nasty" Nash é o atual campeão da luta de dedões do pé, que acontece em Derbyshire, na Inglaterra - Arquivo pessoal/Alan Nasty Nash
Alan "Nasty" Nash é o atual campeão da luta de dedões do pé, que acontece em Derbyshire, na Inglaterra Imagem: Arquivo pessoal/Alan Nasty Nash

Giselle Hirata

Do UOL, em São Paulo

19/09/2013 06h00

Para aqueles que não querem machucar o corpo e o rosto em lutas convencionais, eis uma nova modalidade: a briga de dedos. E você ainda pode escolher entre lutar com a mão ou com o pé. Mas não pense que tudo passa de uma brincadeira de dedinhos. A coisa é séria. Em muitos países rolam campeonatos com prêmios e a galera luta para valer! Tem gente que já até quebrou o dedo nessas brigas.

Criado na década de 1970, o Toe Wrestling (ou briga de dedão do pé) é uma modalidade famosa na Inglaterra. Existe um campeonato anual, realizado no condado de Derbyshire. E apesar de ser incomum por aqui, na Europa o evento já atrai competidores da Alemanha, Itália, Espanha, entre outros.

Funciona assim: são duas categorias, uma para os homens e outra para as mulheres, sem distinção de peso, altura ou idade. Mas para participar, é preciso ter mais de 16 anos. Os adversários sentam-se um de frente para o outro e colocam um dos pés em um suporte, o “toedium” (uma espécie de ringue), com duas chapas laterais. O calcanhar deve permanecer no chão o tempo todo, assim como as mãos, que devem ser mantidas para trás como apoio para o corpo. As pernas ficam elevadas, sem tocar o solo. Aí, é só encaixar os dedões.

O campeão dos dedões

  • Arquivo pessoal

    Alan Nash, ou "Nasty" como é conhecido nas competições, é o homem que mais venceu o torneio de dedão do pé e já acumula dez títulos. Aos 54 anos, Nasty trabalha em uma empresa de máquinas de construção e dedica o seu tempo livre aos treinos na academia. “Faço musculação para fortalecer os ombros e as costas para aguentarem o meu peso durante a luta. Também tenho treinos para os pés e os dedos, mas isso é segredo!”, confessou ao UOL Esporte.

    Na competição desde 1994, Alan conta que já quebrou nove dedos durante as partidas. “Em 1997 eu cheguei a quebrar quatro dedos na competição e eu estava na semifinal. Fora do ringue, eu ajeitei os dedos, coloquei num balde de gelo e voltei para lutar”, lembra. E ele venceu. Mas, não sem sofrer as consequências. “Tive algumas complicações depois disso e passei por uma cirurgia no pé. Acabei não podendo participar do campeonato no ano seguinte”, lamenta.

    E ter dedos fortes parece ser legado de família. O filho de Nasty, o “Toeranasaurus”, também está na competição. “Ele chegou à final neste ano, mas infelizmente ele teve que me enfrentar e acabou nocauteado”, conta. “Eu sempre digo que, quando ele for bom o suficiente para me vencer, vou poder me aposentar. Assim ele pode manter a tradição vitoriosa da família, né?”

Assim como no braço de ferro, o objetivo é forçar o pé do seu adversário para o lado, tentando encostar o mesmo nas paredes laterais. Ganha quem fizer o melhor de três rounds. “Mas se um jogador está sentindo muita dor e não está aguentando, ele pode admitir derrota e gritar: Toe Much!”, explicou Alan “Nasty” Nash, o atual campeão da modalidade. 

Quem olha as fotos e assiste aos vídeos do campeonato sente certo desconforto ao ver os dedos dos pés entrelaçados. Mas os organizadores garantem: não é permitido chulé. Os pés são higienizados e inspecionados antes da luta.

O campeonato dos dedões do pé também tem mais dois favoritos: Paul “Toeminator” Beech e o “Destroyer” Dave, que sempre chegam à final contra Nasty. Já na categoria feminina, as favortias são Lisa “twinkle toes” e Becca Beech, filha do “Toeminator” Beech.

Mãos fortes

Já na Alemanha, mais especificamente na região da Bavária, o sucesso fica por conta da luta dos dedos da mão. Também conhecida como Fingerhalkeln, a modalidade surgiu no século 17. O campeonato anual já está em sua 60º edição e reúne mais de 150 competidores todos os anos. 

O esporte consiste em puxar uma faixa de couro com apenas um dedo. Cada um senta de um lado da mesa e ganha quem conseguir puxar outro jogador por cima do móvel.

Nesta competição, os jogadores são divididos de acordo com peso e idade. O que chama mais a atenção são as roupas: eles vestem trajes típicos da Bavária, incluindo chapéu e suspensório.

Luta de dedões na Inglaterra

Polegares em ação

Esse esporte é mais comum e, inclusive, muitos já até brincaram disso na época do colégio. O mais curioso é que existe um campeonato internacional para essa brincadeira, que é realizado todos os anos em Suffolk, também na Inglaterra.

Os competidores sentam em uma mesa, colocam um mini-ringue de plástico nos polegares e unem os quatro outros dedos. E aí começa a luta. Ganha o jogador que fixar o dedão do adversário no ringue até o final da contagem, que vai até quatro e é seguido pelo grito: “Ganhei a guerra do polegar!”