Topo

Rei da barrigada salta de 11 metros de altura em piscina com 30 cm de água

Giselle Hirata

Do UOL, em São Paulo

27/09/2013 06h00

Dar barrigadas em uma piscina de plástico. Essa é a especialidade do americano Darren Taylor, mais conhecido como Professor Splash. O mais impressionante, além do salto, é que ele é o atual e único recordista em mergulhos rasos do Guinnes Book. Sua última façanha foi pular de uma plataforma de 11,45 m de altura em uma piscina com 30 centímetros de água, em Bruges - uma cidade da Bélgica. E ele pretende ir cada vez mais alto para superar as suas marcas - tanto que já coleciona 30 recordes. 

Taylor começou a mergulhar quando tinha apenas 7 anos de idade e se tornou especialista em mergulhos rasos em 2001. "Mas nunca imaginei que um dia quebraria um recorde no Guinnes Book", contou à reportagem do UOL Esporte. 

A questão é: como ele consegue sair vivo depois de um salto desses? “O meu segredo é manter o queixo para cima durante a queda, prender bem a respiração e não olhar nunca para baixo", explica Darren. "Ah! E eu sempre verifico a piscina e a plataforma antes de cada apresentação, para checar se está tudo certo, sem nenhum parafuso solto..."

O professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP, assistiu aos vídeos de Darren e explicou que a maneira como ele se posiciona na queda ajuda a amenizar o impacto. “Ele estende os braços e estica o tronco, caindo de prancha na piscina. Assim, ele cria uma área de impacto maior, distribuindo a força com que ele atinge a água por toda a superfície do corpo".

Segundo Furukawa, os 30 cm de água são suficientes para amortecer a queda. “Considerando o peso dele (em torno de 70kg) e a altura da plataforma (11,45 m), ele deve atingir a piscina a 52 km/h. Nesta velocidade, poderia ser fatal se ele caísse de cabeça. Na vertical, a água, com esta profundidade, tem pouco efeito de amortecimento. Já na horizontal, ela funciona como um airbag e desacelera o corpo antes do impacto com o fundo da piscina”, explica.

Quem assiste às apresentações de Darren sente até um arrepio quando ele atinge a água. Será que não dói? "Essa parte é bem difícil e dolorosa. Eu não sou imune a dores e contusões. Quando caio na água, sinto que meus órgãos internos ficam machucados e a minha pele fica ardendo nas partes mais sensíveis", conta. Mas isso não impediu o Professor Splash de continuar saltando. "Também já cheguei a quebrar alguns dentes, ter problemas no pescoço e nas costas durante esses 12 anos, mas nada disso me nocauteou"

E essa coragem faz muita gente pensar que Darren é como um super-herói, que não tem medo de nada, nem mesmo de enfrentar a morte. "É claro que eu tenho medo. Sou humano assim como você", ressalta. Segundo ele, o que o motiva a saltar de mais de 11 metros de altura é a determinação. "Eu fico assustado e até tremo, mas se eu sou intimado a mergulhar por um recorde, eu me dedico 100% a isso"

“É um espetáculo, mas é preciso treinar muito para se arriscar desse jeito”, diz Roberto Biagioni, técnico de saltos ornamentais do Esporte Clube Pinheiros. Para ele, assim como os saltadores profissionais, Darren precisou desenvolver técnicas e condicionar o corpo para fazer esse tipo de show. “Claro, são modalidades totalmente diferentes. Mas em ambos os casos leva-se anos para aprender a cair do jeito certo na piscina. Nos saltos ornamentais, um movimento errado faz você perder pontos. No caso dele, isso pode custar a própria vida”, comenta.

Já sobre a barrigada, Biagioni se diverte. “Deve doer até a alma. Mas levando em conta a fama que ele ganha fazendo isso, alguns minutos com a barriga vermelha não deve ser nada.” Ele poderia fazer parte da sua equipe? “Não! Mas talvez a gente pudesse chamá-lo para animar a abertura dos campeonatos”

E é assim que Darren Taylor ganha a vida atualmente. Ele viaja para vários países com o seu show de barrigada - inclusive, já até veio para o Brasil participar de alguns programas de TV. No exterior, participou do programa America's Got Talent, da NBC, chegando às semifinais. E, também, apareceu em matérias de canais como National Geographic e History Channel. Ele tem até um truque para garantir a audiência. "Suspense. Depois que eu caio na água, fico um tempo ali boiando antes de levantar. Os diretores adoram isso!", comenta.

Aos 52 anos, o Professor Splash diz que vai continuar mergulhando pelo resto da vida, mas que pretende parar de superar limites de altura. "Isso vai acabar logo. É muito estressante", revela. Entretanto, até o final de 2013, Darren Taylor deve se apresentar em programas especiais de televisão. Será que vem mais um recorde por aí?

Professor Splash em ação