Topo

Nadal bate Ronaldinho e leva o Oscar do esporte; Brasil e Burnquist perdem

Do UOL, em São Paulo

26/03/2014 10h40

A seleção brasileira de futebol e o skatista Bob Burnquist perderam a disputa da edição 2014 do Prêmio Laureus, o Oscar do esporte. O tenista Rafael Nadal, que voltou ao topo do ranking da ATP, levou a melhor na categoria retorno do ano, vencendo o meia brasileiro Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG.

"Quão duro foi o ano passado com a minha lesão? Nunca pensei que tivesse a chance de voltar e eu fiz isto. Por esta razão, o Laureus significa mais para mim", declarou Nadal em uma mensagem gravada, já que ele está na disputa do Masters 1000 de Miami. Por estar com o Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho também não foi ao evento.

Além de Ronaldinho, Nadal derrotou a atleta russa Yelena Isinbayeva, o jogador de basquete francês Tony Parker, o golfista norte-americano Tiger Woods, entre outros brasileiros.

A seleção comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari perdeu como melhor equipe do ano para o Bayern de Munique. Já o skatista Bob Burnquist concorria na categoria Esportes Radicais (Action Sports), e perdeu para o campeão de BMX, Jamie Bestwick. 

A nadadora Missy Franklin, que ganhou quatro medalhas de ouro e uma de bronze na última edição dos Jogos Olímpicos, levou a melhor na categoria de esportista feminina do ano. 

Sebastian Vettel, que compareceu na cerimônia realizada na Malásia, ganhou na categoria esportista do ano. O espanhol Mark Marquez, atual campeão mundial de MotoGP na primeira temporada na competição, levou como revelação do ano. 

"É uma grande honra. É um dos troféus mais especiais que eu já recebi", declarou o tetracampeão mundial de Fórmula 1 após receber o Prêmio Laureus.

A cerimônia do Laureus foi realizada neste ano na Malásia, porque o Rio de Janeiro desistiu de voltar a sediar o evento, como havia feito no ano passado.

Confira a lista completa dos vencedores:

Retorno do Ano: Rafael Nadal (ESP), do tênis, derrotando Ronaldinho Gaúcho, do futebol
Esportista do Ano/masculino: Sebastian Vettel (ALE), da Fórmula 1
Esportista do Ano/feminino: Missy Franklin (EUA), da Natação
Equipe do Ano: Bayern de Munique (ALE)
Revelação do Ano: Marc Márquez (ESP) , campeão da MotoGP
Atleta de Esportes Adaptados do Ano: Marie Bochet (FRA), do Esqui
Atleta Radical do Ano: Jamie Bestwick (GBR), do BMX