Topo

Tragédia no rúgbi: jogador é 'arremessado' e luta para voltar a andar

Do UOL, em São Paulo

08/04/2014 06h00

Uma tragédia no rúgbi está comovendo a Austrália. Alex McKinnon, de 22 anos, corre o risco de ficar paraplégico por culpa de um tackle (bloqueio) que sofreu em jogo do seu time, o Newcastle Knights, contra o Melbourne Storm. Boatos, suspensão do tribunal e até um pedido de casamento fazem o caso chamar ainda mais atenção.

Três jogadores deram um tackle em McKinnon. Ele foi levantado e jogado no chão com sua cabeça tocando o solo antes do restante do corpo. Seu pescoço se curvou de maneira impressionante, resultando em danos às vértebras C4 e C5 (veja o lance no vídeo abaixo).

McKinnon foi induzido ao coma para passar por cirurgia emergencial e agora está consciente. Muitos são os rumores sobre sua reabilitação. Na semana passada, TVs e jornais australianos divulgaram que McKinnon havia ficado tetraplégico (sem movimentos dos braços e das pernas).

No entanto, segundo seu clube, ele já mexeu o braço direito. Ainda é cedo para determinar as reais sequelas, argumenta a equipe médica do Newcastle Knights, alertando que evoluções devem acontecer nos próximos dois anos.

O caso também agita o tribunal esportivo do rúgbi australiano. Considerado o principal responsável pelo lance, Jordan McLean foi um dos três jogadores envolvidos no tackle. Julgado, ele pegou sete semanas de suspensão pela imprudência no lance. É ele quem agarra McKinnon pelas pernas e vira seu corpo.

Os outros dois jogadores do Melbourne Storm no lance, os irmãos Jesse e Kenny Bromwich, escaparam de punição, o que revoltou o Newcastle Knights. “O próprio McLean reconheceu o envolvimento de seus dois companheiros no tackle, mas eles escaparam da punição. Estamos desapontados. Vamos continuar brigando pela punição para que isso não volte a acontecer”, informou comunicado do clube.

Polêmica à parte, McKinnon tem recebido visitas constantes de seus companheiros e mensagens de apoio de muitos atletas. Na última semana, ganhou ainda mais incentivo para sua reabilitação: ele anunciou que irá se casar com Teigan Power, com quem namora há oito anos.

Segundo o técnico do Newcastle, Wayne Bennett, McKinnon prometeu voltar a andar para seu casamento. “Estou muito feliz em anunciar meu casamento com Teigan. Quando a vida te lança obstáculos, responda com um sorriso. Estou muito fortalecido com o apoio e o suporte de toda a liga de rúgbi e da comunidade em geral. Nunca esquecerei isso”, postou McKinnon no Instagram.