Topo

Álvaro José cobra homenagem a Luciano do Valle no Rio-2016

Guilherme Costa

Do UOl, em São Paulo

20/04/2014 14h31

Como narrador e empreendedor, Luciano do Valle foi responsável pelo desenvolvimento de uma série de modalidades esportivas no Brasil. Neste domingo, um dia depois da morte do locutor, o apresentador Álvaro José cobrou que isso seja reconhecido e pediu uma homenagem a ele nos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

“O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 tem de dar ao centro de mídia o nome do Luciano do Valle. Seria uma forma de reconhecer tudo que ele fez pelo esporte”, avaliou Álvaro José.

“Muitas modalidades devem a ele. Ele foi um grande ícone para várias gerações que aprenderam a gostar de esporte”, completou o apresentador.

Luciano do Valle morreu no último sábado, vítima de infarto. Ele passou mal quando viajava de São Paulo a Uberlândia, onde trabalharia na transmissão de um jogo do Campeonato Brasileiro.

Socorrido ainda na pista do aeroporto, Luciano do Valle perdeu a consciência às 14h30. Ele foi levado ao hospital, e os médicos chegaram a tentar manobras de ressuscitação. O óbito foi confirmado às 16h15.

“Ele era uma figura fantástica. Trabalhamos juntos em muitos momentos, e eu sempre aprendi muito com ele”, disse Álvaro José, que contou uma história para ilustrar: “Em 1983, nos Jogos Pan-Americanos de Caracas, o Brasil tinha perdido de pouco para os Estados Unidos no início. Ele me deu uma carona, e durante o trajeto fez vários elogios ao camisa 6 norte-americano. Sabe quem era o camisa 6? Michael Jordan”.

O corpo de Luciano do Valle está sendo velado na Câmara Municipal de Campinas, no interior de São Paulo. O enterro será na mesma cidade, com início previsto para 16h.