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Argentina se prepara para adeus aos gramados da versão feminina de Maradona

Do UOL, em São Paulo

20/09/2014 19h25

Luciana Aymar é a esportista mais popular da Argentina, tem o mesmo status de Maradona. A fama surgiu quando ela liderou a seleção nacional de hóquei na grama na conquista de dois mundiais, quatro medalhas olímpicas e ser eleita sete vezes a melhor jogadora do mundo.

O respeito por Lucha, como é chamada, é tamanho que ela foi porta-bandeiras da delegação que participou das Olimpíadas de Londres e do Pan do Rio de Janeiro. Com este histórico o anúncio da aposentadoria foi assunto na Argentina.

Luciana revelou a decisão na última sexta-feira no Twitter e o adeus tem tudo para ser para lá de emotivo. O último torneio dela vai ocorrer em Rosário, cidade onde nasceu, em agosto de 1977, e começou no esporte. Dezembro marcará o capítulo final de uma história de 14 anos defendendo o país.

No tempo em que vestiu a camisa oito das Leonas, como a equipe é chamada, Luciana conseguiu desbancar até o camisa 10 da seleção de futebol. Ela bateu Messi em 2010 e levou o prêmio “Olimpica de Oro”, concedido pelo Círculo de Jornalistas Desportivos da Argentina. O detalhe é que no mesmo ano o craque do Barcelona foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa.

Lucha também conseguiu a consagração no esporte que escolheu. Desde 2008 é considerada pela Federação Internacional de Hóquei como uma legenda da modalidade. Em uma entrevista a atleta revelou de onde veio a inspiração de tanto sucesso. Confessou que cresceu vendo vídeos de Maradona. No fim das contas, os esportes são parecidos. Há 11 atletas para cada lado, jogado na grama e o objetivo é fazer gol.

As horas diante da TV assistindo Maradona deram resultado. Ela foi prata nas Olimpíadas de Sidney (2000) e de Londres (2012), e bronze em Atenas (2004) e Pequim (2008). Nos mundiais de Perth (2002) e Rosário (2010), Luciana levantou o troféu. Ela havia manifestado intenção de deixar a seleção depois dos jogos Olímpicos de Londres, mas mudou de ideia.

Os triunfos num esporte conhecido por esculpir os corpos femininos transformaram a jogadora num fenômeno da publicidade. O rosto de Lucha estampa comerciais da Nike, Rexona, Gatorade e Midea. Ela também ajudou a transformar o hóquei na grama na modalidade mais praticada por mulheres na Argentina.

Dores no joelho contribuíram para o fim da carreira. A atleta não sabe o que fará depois da aposentadoria. Apenas tem certeza que vai continuar envolvida com o hóquei na grama, basta encontrar a melhor maneira de ajudar o esporte.