Topo

Chuvas no DF afetam estádio da Copa e provocam adiamento de partidas

Caminhão da Band afundou no estacionamento do Mané Garrincha após chuvas - Daniel Brito/UOL
Caminhão da Band afundou no estacionamento do Mané Garrincha após chuvas Imagem: Daniel Brito/UOL

Daniel Brito

Do UOL, de Brasília

17/12/2014 20h03

As fortes chuvas em Brasília desde a noite de terça-feira, 16, afetaram também o estádio Mané Garrincha. Dois amistosos de futebol feminino que estavam marcados para a noite desta quarta-feira foram adiados para a quinta-feira, no mesmo horário.

O entorno do estádio foi danificado pela força das chuvas. As grades de proteção que circundam o estádio foram arrancadas pelas rajadas de vento e a correnteza. Os paralelepípedos do estacionamento também foram arrancados.

Um caminhão de transmissão da TV Bandeirantes, estacionado do lado de fora do estádio, próximo à entrada da imprensa, ficou atolado dentro de uma lagoa de lama que se formou no local. Era possível ouvir até sapos coachando por todo o estádio no início da noite desta quarta-feira.

O estado do gramado é uma icógnita. Funcionários do estádio não liberaram o acesso ao local e garantiram que não havia problemas de drenagem no campo de jogo. Mas fotos que circularam nas redes sociais mostraram o local completamente encharcado. Um repórter da Band postou uma foto de alagamento na área interna do estádio, no corredor que leva ao gramado e aos vestiários.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estimou que o volume de chuvas só na noite de terça-feira em Brasília foi o equivalente a todo volume esperado para o mês de dezembro.

Na tarde desta quarta-feira a chuva voltou a cair forte e às 17h45, o Governo do Distrito Federal divulgou um comunicado anunciando o adiamento das partidas mas garantindo que o estádio estava “em plenas condições de receber as partidas”.

Brasília recebe um torneio amistoso de futebol feminino. O Brasil, com Marta, joga nesta quinta-feira contra a China, às 21h50. Na preliminar, os Estados Unidos, com Hope Solo e Abby Wambach, encaram a Argentina.

O Mané Garrincha foi o estádio mais caro da Copa do Mundo, com custo estimado em R$ 1,6 bilhão de acordo com o Tribunal de Contas do Distrito Federal, e recebeu sete partidas do Mundial da Fifa, em junho e julho deste ano.