Topo

Curtição e boca livre? Que nada! Atletas contam suas rotinas no fim do ano

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

25/12/2014 06h00

Fim de ano é época de se esbaldar. Quem não gosta de comer, beber e curtir sem sentimento de culpa nas ceias e almoços de Natal e Ano Novo? Peru, chester, tender, bacalhau, rabanada, panetone e champanhe.  Opções não faltam.

Mas enquanto a grande maioria das pessoas aproveita o período de festas para exagerar na alimentação e na balada, muitos atletas não podem se dar a este luxo, seja por conta de treinos puxados e até mesmo de competições.

O UOL Esporte ouviu cinco esportistas de diferentes modalidades para saber suas rotinas nesta época do ano.

Bruno Soares – Tenista

SOARES 2 - Matthew Stockman/Getty Images/AFP - Matthew Stockman/Getty Images/AFP
Imagem: Matthew Stockman/Getty Images/AFP

A partir do dia 5 de janeiro, o duplista já estará em ação no ATP 250 de Doha (QAT). O único dia que ele interromperá sua preparação será nesta quinta-feira (25). Depois seguirá com as atividades e viajará para Ásia em 1º de janeiro para se adpatar ao fuso horário. Ele defenderá 125 pontos no ranking mundial por ter chegado à final neste ano.

“Só paro mesmo no dia 25. Aí não tem problema dormir até mais tarde e comer um pouco mais na ceia. Depois, dá para compensar no dia a dia. É um momento tão especial e tão raro que dá para curtir com a família que não vale a pena radicalizar. É uma noite boa para curtir e descansar a cabeça. Mas depois, é pegar duro nos treinos. Em todos estes anos como profissional, nunca fiz nada especial na virada do ano. Para mim, do dia 31 para o 1 não muda nada. No ano passado, eu até dormi antes de dar meia-noite”, relatou.

Camila Brait – Jogadora de vôlei

Brait - João Pires/Fotojump - João Pires/Fotojump
Imagem: João Pires/Fotojump

A atleta do Molico/Nestlé estará em ação com sua equipe neste fim de ano. O time paulista viaja nesta quinta-feira para Zurique (SUI), onde disputará entre sábado (27) e segunda-feira o torneio amistoso Top Volley. Na Superliga, a equipe já volta a ação em 6 de janeiro para enfrentar o Maranhão.

“Na verdade, nem paramos. O clube fez uma programação e tivemos treinos na academia segunda, terça e quarta. O nosso preparador físico nos pediu para malharmos para mantermos nossos músculos acordados. Não podemos ficar sem treinar porque vamos para a Suíça e já temos jogo no dia 27. A recomendação é para maneirarmos na alimentação e não exagerarmos nos doces. Nós somos profissionais e sabemos que temos que cuidar do nosso corpo para realizarmos um bom campeonato. Com relação ao Réveillon as recomendações são parecidas”, contou.

Pilar -  Jogador de basquete

pilar - João Pires/LNB - João Pires/LNB
Imagem: João Pires/LNB

O atleta do Paulistano esteve em ação até o último dia 22, quando foi realizada a última rodada do NBB no ano. Mas a folga não vai durar muito tempo. Imediatamente após o Réveillon, se reapresenta para retomar os treinamentos, pois no dia 7 a equipe já enfrenta o Basquete Cearense. Pilar vai aproveitar um pouco da folga, mas sem exagerar na alimentação.

“Como o NBB tem uma parada para as festas de fim de ano, eu aproveito para recarregar as energias e descansar. Viajo um pouco para a praia. Como sou atleta, estou sempre me cuidando e procuro não abusar. Logo retomaremos os treinamentos, porque teremos umas dura sequência de jogos fora de casa, e no fim de janeiro, começaremos a disputar a Liga das Américas. Então, é aproveitar e curtir a folga, mas com cuidado e responsabilidade”, disse.

Ketleyn Quadros -  Judoca

Ketleyn Quadros - Flávio Florido/UOL - Flávio Florido/UOL
Imagem: Flávio Florido/UOL

A atleta mal terá tempo de curtir as festividades. Ela segue com suas atividades e no dia 6 de janeiro já viajará à Europa com a seleção brasileira para um camp de treinamentos. Por isso, terá de maneirar na alimentação.

“É difícil pensar em férias ou folga. Mesmo no fim de ano, com Natal e Ano Novo, preciso estar sempre me cuidando da alimentação, sem excessos, fazendo alguma atividade física. Não dá para parar por completo, porque, daqui a uns dias, entro em outra temporada, um ano muito importante, ainda mais por ser pré-olímpico. Passo muito tempo sem ver minha família, os momentos de lazer são raros pela intensidade dos treinos, quantidade de viagens e torneios, mas é uma escolha, a vida de atleta é assim, exige dedicação e comprometimento. Já na primeira semana de janeiro, embarco para a Europa, para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira, por isso estou tentando aproveitar um pouco esses últimos dias de 2014 para relaxar a cabeça e entrar 2015 com força total”, disse.

Iker Martínez - Velejador espanhol

iker - Divulgação Volvo Ocean Race - Divulgação Volvo Ocean Race
Imagem: Divulgação Volvo Ocean Race

O atleta da equipe Mapfre participa da Volvo Ocean Race, regata de volta ao mundo. Para as festividades de fim de ano, a disputa foi interrompida e só será retomada em 3 de janeiro. No momento, a tripulação do time está em Abu Dhabi (EAU), onde tem início o próximo estágio. Apesar da pausa, os velejadores seguem os trabalhos e treinos.

"Quase todos os tripulantes das outras equipes receberam mais tempo de folga e voltaram aos seus países para as festas de Natal. Nós do Mapfre não! Aproveitamos cada minuto em Abu Dhabi para melhorar o barco e analisar erros e acertos. Na próxima etapa podemos pegar o pódio. Tenho confiança na minha equipe e tenho certeza de que a união dos velejadores fará a diferença. Todos passaram pela maioria das funções nas etapas anteriores e acredito que nós vamos continuar em evolução", afirmou.