Topo

PRB defende escolha de ministro do Esporte e critica discussão 'fulanizada'

Deputado federal George Hilton, escolhido para assumir o Ministério do Esporte - Reprodução/Facebook
Deputado federal George Hilton, escolhido para assumir o Ministério do Esporte Imagem: Reprodução/Facebook

DO UOL, no Rio de Janeiro

29/12/2014 16h32

Após uma semana de críticas à escolha do deputado federal George Hilton (PRB-MG) para o cargo de ministro do Esporte, o PRB (Partido Republicano Brasileiro) partiu em defesa de seu filiado. Nesta segunda-feira (29), o presidente do partido, Marcos Pereira, declarou em nota que Hilton está debruçado sobre os temas da pasta que vai comandar e ainda afirmou que espera que as discussões sobre a nomeação de novo ministro não seja “fulanizada”.

“O PRB espera sinceramente que a discussão em torno do novo ministro do Esporte não seja fulanizada. Nosso desejo é tratar dos temas relacionados ao esporte de forma institucional, focado exclusivamente nos projetos e seus resultados”, afirmou Pereira, em comunicado.

“O deputado George Hilton está debruçado sobre os temas concernentes ao Ministério do Esporte durante esses dias que antecedem sua posse. O objetivo do PRB é fazer uma gestão comprometida e eficiente como fizemos [com o então ministro Marcelo Crivella] no Ministério da Pesca, onde a produção de pescado dobrou e o Plano Safra da Pesca e Aquicultura com R$ 4 bilhões investimentos foi lançado no período em que gerimos a pasta”, declarou o presidente do partido. “No momento oportuno Hilton falará.”

Ainda nesta segunda-feira, a organização não governamental Atletas Pelo Brasil divulgou um comunicado no qual condena a nomeação de George Hilton como Ministro do Esporte. Na carta da ONG, os atletas se dizem "envergonhados" e apontam falta de critério para a escolha do cargo.

"Exigimos muito mais respeito e cuidado com tudo que envolve o tema Esporte no Brasil. O que está muito longe de acontecer quando constatamos os critérios, ou a falta deles, que foram usados para a escolha do novo ministro", escrevem. "A nomeação com critério unicamente político, na maior parte das vezes, traz consigo o aumento da ineficiência de gestão, descontinuidade da política, reinício de convencimentos e processos e tudo isso com custo aos cofres públicos", complementam.

Fazem parte do Atletas Pelo Brasil personalidades do esporte como Dunga, Kaká, Paulo André, Raí, Rogério Ceni, Rubens Barrichello, Bernardinho, Ana Moser, Oscar Schmidt, Hortência, Paula, Gustavo Borges, Fernando Scherer, Fernando Meligeni, Lars Grael e Torben Grael.

Hilton é deputado federal desde 2007, eleito sempre por Minas Gerais. Segundo o site da Câmara dos Deputados, ele é radialista, apresentador de televisão, teólogo e animador. Também é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.

Em julho de 2005, Hilton foi flagrado no aeroporto de Belo Horizonte com malas de dinheiro que seriam provenientes de doações de membros da igreja. Por esse motivo, o agora futuro ministro do Esporte foi expulso do PFL. O caso chegou ao chegou a STF (Supremo Tribunal Federal), mas foi arquivado.