Topo

Medalhas do Pan serão feitas com metais de três países e terão design único

Medalhas dos Jogos Pan-Americanos foram apresentadas em Ontario - AP Photo/The Canadian Press, Chris Young
Medalhas dos Jogos Pan-Americanos foram apresentadas em Ontario Imagem: AP Photo/The Canadian Press, Chris Young

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 13h08

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos  e Parapan-Americanos de Toronto apresentou em Ontario as medalhas que serão distribuídas aos atletas durante a competição.

As medalhas serão produzidas com materiais vindo de minas de três países diferentes da América: cobre do Chile, prata da República Dominicana e ouro do Canadá.

Os objetos serão feitas pela Royal Canadian Mint, instituição oficial de produção de moedas do Canadá, e a técnica usada para trabalhar o metal, chamada Mokume-gane, garante que cada uma das medalhas seja singular.

No total, serão produzidas 4.823 medalhas de competições para serem distribuídas em 825 eventos e outras 15.664 medalhas de participação.

Uma novidade das medalhas da edição de 2015 dos Jogos Pan-Americanos será a inclusão de inscrições em braile em todas as medalhas. A palavra "Toronto 2015" estará expressa nesta linguagem, além de inglês, francês e espanhol.

Os Jogos Pan-Americanos serão realizados entre os dias 10 e 26 de julho, enquanto os Jogos Parapan-Americanos ocorrerão entre 7 e 14 de agosto.