Topo

Um livro ajudou atleta a vencer o Ironman mais tenso da história após 8h

Mark Allen venceu a prova que ficou conhecida como "Ironwar", em 1989, no Havaí - Gary Newkirk/Allsport
Mark Allen venceu a prova que ficou conhecida como "Ironwar", em 1989, no Havaí Imagem: Gary Newkirk/Allsport

Do UOL, em São Paulo

29/03/2015 06h00

Muita rivalidade e mais de oito horas de competição divididas em 3,8 km nadando, 180 km pedalando e 42 km correndo. Esses são os ingredientes daquela que ficou conhecida como “Ironwar”, a prova de triatlo mais tensa da história. Dois norte-americanos disputaram cotovelo a cotovelo a vitória do desafio mais tradicional da modalidade. E a dica de um livro fez a diferença.

Apenas 59 segundos separaram o campeão do vice na linha de chegada. Mark Allen completou o Ironman do Havaí, em 1989, em 8h09min14s. Para isso, superou o hexacampeão e primeiro grande nome da modalidade, o também norte-americano Dave Scott. Allen era freguês do compatriota. Já havia ficado em segundo lugar duas vezes, justamente atrás de Scott, em 1986 e 1987.

Nesse dia, Allen e Scott travaram uma batalha à parte. Saíram juntos da água na primeira transição e ficaram colados também na seguinte, quando deixaram as bicicletas e começaram a maratona. Um alemão estava à frente, mas os norte-americanos se marcavam. Logo o europeu ficou para trás e durante mais de 30 quilômetros Allen e Scott correram lado a lado sem trocar nenhuma palavra.

Embora do mesmo país, os dois não tinham boa relação. Treinavam com outros atletas, mas nunca juntos. Assim, em silêncio, correram sob um calor de 40º no dia da Ironwar. Restando cerca de dois quilômetros para o fim da prova, Dave Scott, o hexacampeão, começou a dar mostras de cansaço. Allen contou que também estava exausto.

Foi aí que um livro decidiu a prova. Dois dias antes, Allen havia lido uma matéria sobre um índio xamã de 100 anos e suas lições sobre força interior e liberdade.

“Eu me concentrei tanto em manter meu ritmo que veio em minha cabeça a imagem do índio xamã. Não sei por que, mas senti uma alegria muita grande e recuperei minha energia. Na última subida, consegui me distanciar. Sabia que algo ainda podia dar errado nos últimos dois quilômetros, mas no fim eu já estava chorando antes de cruzar a linha de chegada”, contou Allen.

Finalmente vitorioso, Mark Allen pulverizou o recorde da prova na época, marcando 8h09min14s. Dave Scott terminou em 8h10min13s. Os tempos revolucionaram o triatlo e os parâmetros de até onde os triatletas podiam chegar. Prova disso é que, desde 1989, só outros quatro atletas conseguiram baixar as marcas que coroaram a Ironwar.