Topo

Não é verdade! Relembre lendas e mentiras ligadas ao esporte

Ronaldo e Romário atuaram juntos na derrota para a Noruega, em maio de 1997 - Cornelius Poppe/Reuters
Ronaldo e Romário atuaram juntos na derrota para a Noruega, em maio de 1997 Imagem: Cornelius Poppe/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/04/2015 06h00

O comentário virou verdade ao longo dos anos. Mas, acredite, nem sempre é verdade. O  Vasco, por exemplo, não é o time mais vice do Brasil, tampouco o Corinthians ficou 11 anos sem vencer o Santos. E, sim, a seleção brasileira já foi derrotada com Romário e Ronaldo juntos no ataque. Alguns ídolos do ciclismo, do atletismo e do beisebol, por sua vez, só ganharam destaque por causa de uma mentira. 

O UOL Esporte elaborou uma lista com lendas ligadas ao futebol brasileiro e à seleção. A lista também traz alguns esportistas que escreveram o nome no esporte após uma mentira, seja por doping (como Lance Armstrong e Ben Johnson) ou pela quebra das regras (como Rosie Ruiz e Dora Ratjen). As manchetes de jornais propositalmente mentirosas também são lembradas neste 1º de abril.   

Lendas do futebol brasileiro

Tabu do Corinthians
O jejum de vitórias do Corinthians contra o Santos é válido apenas nos jogos do Paulistão. O time corintiano venceu o Santos quatro vezes entre 1957 e 1968: no Rio-SP de 1958, 1960 e 1961, além de uma partida da Taça São Paulo de 1962.

Pioneiro
O primeiro clube a aceitar um jogador negro no clube não foi o Vasco. O Bangu fez isso ainda em 1905 -- Francisco Carregal atuou pelo time de Moça Bonita. A equipe vascaína jogou com negros no time apenas em 1923.

Raça uruguaia?
O sangramento na testa de Hugo De León na final da Libertadores de 1983, contra o Peñarol, não ocorreu em uma dividida ou agressão. O fato se deu porque o zagueiro uruguaio colocou o troféu na cabeça durante a comemoração do título inédito e acabou cortado por um prego.

Rei do Vice?
O Vasco não é clube com mais vices entre os 12 maiores times do País. O time vascaíno é o quinto colocado, com 37 derrotas em finais. Até o Flamengo vem antes, com 39. Os líderes são Cruzeiro (44), Atlético-MG (43) e São Paulo (43).

Lendas da seleção

Era quadrangular
A partida entre Brasil e Uruguai na Copa de 1950 não era uma final. O jogo disputado no Maracanã, sob os olhares de 173 mil pessoas, era válido pela terceira rodada de um quadrangular decisivo -- Suécia e Espanha se enfrentaram no Pacaembu no mesmo dia (16 de julho) e horário (15h). Por sorte -- ou azar do Brasil --, o confronto valia a taça, pois apenas as duas seleções ainda tinham chance de ser líder da chave.

Romário e Ronaldo já perderam juntos
A dupla conquistou 14 vitórias em 19 jogos, mas acabou derrotada duas vezes em campo. O primeiro revés ocorreu em 1997 (4 a 2 para a Noruega). O segundo em 1998, às vésperas da Copa da França (1 a 0 para a Argentina, no Maracanã).

Sem chapéu na estreia
Muitos dizem que Ronaldinho Gaúcho estreou com chapéu e gol pela seleção brasileira, em famoso lance da Copa América de 1999. Mas, na verdade, a jogada não ocorreu em sua primeira partida pela seleção. O meia havia estreado um jogo antes, em um amistoso contra a Letônia.

Ele está vivo
O lateral Branco convive com um falso mito de ter "matado" um jogador escocês depois de acertar uma cobrança de falta na cabeça do rival na Copa de 90. Por muitos anos existiu o falso rumor de que o escocês, anos depois, morreu em função de sequelas da bolada. Mas ele vive até hoje.

Quadrado mágico invicto
Ronaldinho, Kaká, Ronaldo e Adriano, juntos, conquistaram 100% dos pontos na Copa 2006. Na única derrota no Mundial, para a França, ao contrário do que muitos pensam, o Brasil jogou sem o famoso quadrado mágico. Parreira sacou Adriano e reforçou o meio-campo com Juninho Pernambucano.

Lendas do esporte
O Dream Team, time de basquete norte-americano campeão nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, foi derrotado antes da competição. O time de Michael Jordan, Magic Johnson, Charles Barkley, Patrick Ewing e Larry Bird acabou superado por um time de jovens promessas, como Grant Hill, Penny Hardaway e Chris Webber. Em um documentário, Mike Krzyzewski, assistente do técnico do Dream Team, Chuck Daly, disse que o comandante da equipe queria mesmo uma derrota naquela partida para mostrar que não existia imbatíveis no esporte.


Grandes mentirosos do esporte

Rosie Ruiz
A cubana Rosie Ruiz ganhou fama ao cruzar a linha de chegada da maratona de Boston na primeira posição, superando Jacqueline Gareau, do Canadá, em abril de 1980. A "maratonista", porém, entrou na prova a cerca de um quilômetro antes do fim. Ruiz usou o metrô para percorrer a maior parte do trajeto. Oito dias depois, a farsa foi descoberta e Gareau foi declarada vencedora. 

Dora Ratjen
Uma das melhores saltadoras do mundo da década de 1930 na verdade, não era mulher. A alemã Dora Ratjen ficou em quarto no salto em altura na Olimpíada de Berlim, em 1936. A verdadeira identidade só foi descoberta de 1938, quando passageiros de um trem acharam estranho a barba por fazer. Dora, na verdade, chamava-se Heinrich Ratjen, criada como menina na infância.

Lance Armstrong
Punido por doping, Lance Armstrong perdeu seus sete títulos de Volta da França, além de uma série de patrocinadores. O americano era alvo de acusações de doping desde que se recuperou do câncer, em 1996. Armstrong negou veementemente as alegações por mais de uma década. Em 2012, a Usada (Agência Americana Anti-Doping) apresentou um relatório de mil páginas provando o uso de substâncias ilícitas - e de um esquema de troca de amostras em exames de urina. O ciclista americano acabou banido do esporte.

Ben Johnson
Dias depois de levar a medalha de ouro com recorde mundial na final dos 100 m nas Olimpíadas de Seul, em 1988, Ben Johnson foi pego no exame antidoping e teve de entregar a medalha ao rival Carl Lewis. Além disso, o atleta canadense perdeu todas as suas marcas.

Alex Rodriguez
O astro do New York Yankees era a grande estrela do beisebol norte-americano e o jogador mais bem pago da MLB. Em agosto de 2013, o jogador foi acusado de doping e suspenso por 211 jogos. Rodriguez tentou recorrer da punição por doping, mas a pena acabou sendo pesada mesmo após uma nova análise

Marion Jones
Em 2007, a atleta confessou que se dopou durante as Olimpíadas de Sydney, em 2000. Na ocasião, a norte-americana levou ouro nos 100 m rasos, nos 200 m rasos e no revezamento 4 x 100m. Com o doping, a velocista foi desclassificada das provas e ainda foi condenada a seis meses de prisão por falso testemunho.


Brincadeiras no 1º de abril

Puyol careca
O zagueiro campeão mundial em 2010 perdeu os cabelos no dia da mentira espanhol, comemorado dia 28 de dezembro. na edição de 2007, Puyol apareceu nas páginas do jornal espanhol "Sport" com a cabeça raspada. Mas tudo não passou de brincadeira. O espanhol ostenta as madeixas até hoje, sem nunca mudar o visual.

Ronaldinho no Chivas?
Em 2010, no mesmo "Dia dos Inocentes", o jornal mexicano "Récord" cravou o acerto de Ronaldinho Gaúcho com o Chivas Guadalajara. Tudo não passou de brincadeira. A montagem na capa trazia o craque segurando a camisa da equipe. Dias depois, Ronaldinho foi contratado pelo Flamengo. Em 2014, o meia acertou com um time mexicano, o Querétaro.