Topo

Quinto esportista mais valioso no mundo é 'ninguém' no Brasil. Conhece?

MS Dhoni é considerado o quinto esportista com maior valor comercial do mundo - Ryan Pierse/Getty Images
MS Dhoni é considerado o quinto esportista com maior valor comercial do mundo Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 06h00

Aos 33 anos, ele é um dos esportistas mais valiosos do planeta, já figurou entre as cem pessoas mais influentes do mundo e acumula uma fortuna em sua conta bancária. E, mesmo assim, seu nome é praticamente desconhecido no Brasil. Ou você já ouviu falar de Mahendra Singh Dhoni, jogador indiano de críquete?

Dhoni é uma celebridade na Ásia. Convive com os artistas de Bollywood, políticos da região e poderosos de diferentes segmentos. Construiu sua fama jogando críquete, esporte mais popular na Índia. Com diversos recordes pessoais e títulos, ganhou contratos milionários de patrocinadores que concorrem para aliar suas marcas a sua imagem.

Prova disso é o cargo que Dhoni ganhou da empresa proprietária de seu time local, o Chennai Super Kings. Ele é um dos vice-presidentes da gigante do ramo da construção India Cements. Também já recebeu honrarias civis e militares que raramente são concedidas a esportistas.

Tudo isso explica por que, em 2011, Dhoni apareceu na lista das cem pessoas mais influentes do mundo elaborada pela revista Time. No ano passado, seu nome figurou em outro ranking, não menos importante: o de atletas mais valiosos do mundo, segundo a Forbes.

Ele é o quinto esportista com maior valor comercial (considerando o que ganha dos patrocinadores, já excluindo a média dos mais bem pagos do mesmo esporte). Os únicos à sua frente são LeBron James, Tiger Woods, Roger Federer e Phil Mickelson.

Dhoni, agora, começa a se envolver com o futebol, mas longe dos gramados. Atraído pelo projeto de promover a modalidade no país, ele se tornou um dos proprietários (e também uma das celebridades ligadas ao time) do Chennaiyin FC, ex-equipe de Elano, meia do Santos.

O investimento no futebol não foi detalhado, mas pouco deve significar diante da fortuna de Dhoni. Só em 2014, por exemplo, estima-se que ele recebeu, entre salários e patrocínios, o equivalente a US$ 30 milhões. Por isso, os holofotes na Índia sempre perseguem o astro do críquete, um ilustre anônimo no Brasil.