Topo

10+: Decisões nos estaduais e chacina em sede de organizada marcam feriado

Do UOL, em São Paulo

22/04/2015 06h00

Muitos gols pelo Brasil e pelo mundo. Decisões no basquete, no tênis e na Fórmula 1. O feriado de Tiradentes, porém, também acabou marcado por um fato ocorrido fora dos gramados, quadras ou pistas. No último sábado à noite, oito pessoas foram mortas na sede da torcida organizada Pavilhão Nove, ligada ao Corinthians.

Em campo, as finais estaduais foram definidas. Na Libertadores, já na terça-feira, o Cruzeiro venceu o Universitario de Sucre em casa e garantiu a liderança do Grupo 3. No futebol internacional, Barcelona e Bayern de Munique chegaram às semifinais da Liga dos Campeões -- antes, no domingo, Messi marcou o gol 400 com a camisa do Barça.

O feriado também foi marcado pelo título da tenista Teliana Pereira em Bogotá, pela vitória de Lewis Hamilton no GP do Bahrein de Fórmula 1, pelo início dos playoffs da NBA, além da passagem de Usain Bolt pelo Brasil e dos seguidos adiamentos na terceira etapa da Liga Mundial de Surfe.

 
 
O Palmeiras derrotou o Corinthians nos pênaltis e voltou a uma final de Paulistão. O time enfrentará o Santos, que bateu o São paulo por 2 a 1 na Vila Belmiro. No Rio, o Vasco bateu o Flamengo por 1 a 0 e medirá forças com o Botafogo na decisão -- o time de General Severiano eliminou o Fluminense nos pênaltis.
 
No Gaúcho, o Inter eliminou o Brasil de Pelotas, enquanto o Grêmio passou pelo Juventude. O Atlético-MG derrotou o Cruzeiro na semifinal, com um gol de Lucas Pratto nos minutos finais. Na final, o time de Levir Culpi enfrentará a Caldense, que venceu o Tombense.  
 
 
Oito pessoas da torcida organizada Pavilhão Nove foram assassinadas no último sábado, véspera da partida Corinthians e Palmeiras, válida pela semifinal do Paulistão. O crime ocorreu por volta das 23h na sede da agremiação, localizada embaixo da Ponte dos Remédios, na zona oeste de São Paulo. A possibilidade de briga entre torcidas ser a causa da chacina foi descartada pela Polícia Civil. O crime teria sido cometido por três homens e dois deles foram identificados. 
 
Durante a execução, os atiradores mandaram as vítimas deitarem no chão e disparam com pistolas calibre 9 milímetros na nuca delas.Os familiares protestaram contra a linha de investigação da Polícia Civil que aponta tráfico de drogas como causa da morte. A Polícia Civil, no entanto, tem outra visão e aponta acerto de contas envolvendo disputa por ponto de venda de drogas.
 
 
 
No sábado, o Barcelona venceu o Valencia por 2 a 0, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol. A partida foi marcada pelo 400º gol de Messi com a camisa do time catalão. O gol saiu no fim da partida, após rebote do goleiro. Até alcançar a marca, o argentino disputou 471 partidas pelo Barça, com média de 0,85 gol por confronto. Messi também marcou 28 gols em jogos não-oficiais, disputados no período de pré-temporada do Barcelona.
 
 
 
Nesta terça-feira, Barcelona e Bayern de Munique venceram e garantiram vaga nas semifinais da Liga dos Campeões. O time catalão voltou a derrotar o paris Saint-Germain. Após fazer 3 a 1 fora de casa, o Barça bateu o rival por 2 a 0 no Camp Nou, com dois gols de Neymar. Já o Bayern conseguiu virar ara cima do Porto. A equipe de Guardiola, que perdeu or 3 a 1 em Portugal, abriu 5 a 0 no primeiro tempo. No final, fez 6 a 1 e levou ao delírio os torcedores na Allinz Arena.
 
 
  
O Cruzeiro fez a lição de casa e, sem sustos, venceu o Universitario de Sucre or 2 a 0 no Mineirão. Com o resultado, o time ultrapassou o próprio time boliviano e terminou a fase de grupos na liderança da Chave 3 da Libertadores, com 11 pontos. Willian e Léo marcaram os gols da vitória. o Huracán perdeu para o Mineros de Guaiana, da Venezuela. Com isso, a equipe argentina acabou eliminada.
 
 
 
Lewis Hamilton voltou a vencer na Fórmula 1. Desta vez, o piloto inglês subiu ao lugar mais alto do pódio no Bahrein, terceira etapa do Mundial. Com duas vitórias na temporada, o bicampeão mundial é líder com folga do campeonato, com 93 pontos. Nico Rosberg, também da Mercedes, é o segundo colocado, com 66 -- o alemão chegou em terceiro lugar no GP do Bahrein. Kimi Raikkonen, da Ferrari, chegou em segundo, e Sebastian Vettel, seu companheiro, em quinto. Valtteri Bottas, da Williams, cruzou a linha de chega em quarto.  
 
Felipe Massa teve de fazer uma prova de recuperação, mas não passou do décimo lugar. Felipe Nasr, da Sauber, ficou fora da zona de pontuação e foi 12º. Fernando Alonso, por sua vez, conseguiu levar a McLaren à 11ª colocação.
 
 
 
O melhor time da temporada regular da NBA começou bem os playoffs. Com Leandrinho como destaque, o Golden State Warriors derrotou o New Orleans Pelicans por 97 a 87 e abriu 2 a 0 na série. O mesmo fez o Chicago Bulls. Nesta segunda-feira, o time passou pelo Milwaukee Bucks por 91 a 82, em casa. 
 
Houston Rockets, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers também já abriram a vantagem de duas vitórias sobre Dallas Mavericks, Toronto Raptors e Boston Celtics, respectivamente. Três confrontos tiveram um jogo disputado -- todos os times que atuaram fora de casa venceram. o Atlanta Hawks bateu o Brooklyn Nets por 99 a 92. O Los Angeles Clippers derrotou o San Antonio Spurs (107 a 92). Já o Memphis Grizzlies fez 100 a 86 no Portland Trail Blazers.
 
 
Pelo terceiro dia consecutivo, a semifinal masculina da terceira etapa da Liga Mundial de Surfe, em Margaret River, na Austrália, foi adiada. Com o adiamento das disputas no masculino, Adriano de Souza, o Mineirinho, terá de esperar para enfrentar o australiano Taj Burrow por uma vaga na final. Na outra semifinal, o havaiano John John Florence encara Nat Young, dos Estados Unidos.
 
Apenas as mulheres entraram na água nesta quarta-feira. O título da etapa ficou com a norte-americana Courtney Conlogue, que derrotou Carissa Morre, do Havaí, por 16,93 a 13,13.
 
 
 
Teliana Pereira quebrou um jejum de 27 anos no último domingo ao conquistar o WTA de Bogotá. A brasileira já havia feito história antes mesmo de disputar a final do torneio, contra a cazaque Yaroslava Shvedova. A última vez que o Brasil havia conseguido disputar uma decisão de torneio havia sido em 1988, com Niege Dias, que acabou vencendo a edição do WTA de Barcelona
 
Teliana conquistou o título ao bater a rival por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (2) e 6/1. A última vez que o Brasil havia conquistado um título desse porte no tênis foi em julho de 2012, quando Thomaz Belucci venceu o ATP de Gstaad, na Suíça.
 
 
 
Usain Bolt visitou o Brasil, mas decepcionou os fãs. O jamaicano terminou o Desafio Mano a Mano de 100m livres, na Gávea, no Rio, com o tempo de 10s12. O multicampeão venceu a competição, mas o tempo foi o mais lento de toda sua carreira. O pior tempo de Bolt em uma prova de 100m foi 10s09 em maio de 2013, em Georgetown, nos Estados Unidos. O jamaicano, dono de seis medalhas de ouro nas Olimpíadas, tentará o tri olímpico nos 100m livres nos Jogos de 2016.