Topo

Francês é visto um bilhão de vezes e vira febre como 'impostor' do esporte

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 06h00

Ele não foi campeão de nada, mas levantou o troféu, participou da volta olímpica, cumprimentou o presidente da França e ainda deu autógrafos. Rémi Gaillard é um impostor profissional e fez tudo isso fingindo ser jogador de futebol. O episódio aconteceu em 2002, na final da Copa da França, e o ajudou a se tornar um fenômeno da web. Enganar as pessoas é sua especialidade.

Rémi Gaillard é um ator acostumado a fazer pegadinhas no estilo Silvio Santos e vídeos da ficção na vida real. Por exemplo, imitou nas ruas o personagem de videogame Mario em seu kart, simulou assalto a banco e reproduziu o famoso jogo de videogame Pacman. Mas a fama se deve muito mais aos vídeos de esporte.

Hoje, seu canal no Youtube tem mais de quatro milhões de inscritos e seus vídeos totalizam mais de 1 bilhão de visualizações. O primeiro grande sucesso mundial, descrito no início do texto, aconteceu quando Gaillard fingiu ser um jogador do Lorient logo após a equipe vencer o Bastia na final da Copa da França de 2002.

Vestindo um uniforme do time, ele conseguiu chegar à tribuna de premiação ao lado dos demais jogadores. Durante a entrega do troféu, chamou a atenção do então presidente francês, Jacques Chirac, e foi cumprimentado por ele. Em seguida, entrou no campo, ajudou a levantar a taça, tirou fotos e comemorou com os atletas do Lorient. Ele deu até entrevista dizendo que estava à disposição do técnico da seleção nacional.

Tudo isso foi filmado e mostrado na televisão francesa. Bastou para o vídeo ficar famoso e rodar o mundo. A partir daí, Gaillard não parou mais. E isso inclui outras investidas no mundo esportivo.

A versão do decatlo em situações cotidianas, no meio da rua, também ficou famosa. No lançamento de dardo, por exemplo, ele rouba uma vara de pescar de um homem à beira do lago. Foram mais de 24 milhões de visualizações. Já na última Copa do Mundo, Gaillard mostrou habilidade ao homenagear as seleções participantes fazendo truques incríveis com a bola. Fica até a dúvida se ele realmente foi capaz de executar tudo.

O fato é que Gaillard virou referência no assunto pegadinhas, ganhou patrocinadores e chegou até a gravar um vídeo interagindo com Ronaldo Fenômeno, numa espécie de desafio. O francês também se dedicou a exibições de futebol americano e vôlei, entre outros. Resultado: milhões de visualizações e fama mundial.