Topo

Alpinista experiente e 'gênio'. Quem era o diretor do Google morto no Nepal

Fredinburg com a bandeira da instituição dias antes de sua morte - Divulgação
Fredinburg com a bandeira da instituição dias antes de sua morte Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/04/2015 06h00

Um alpinista experiente e que era tido como um dos gênios do Google. Este era Dan Fredinburg, de 33 anos,  diretor da companhia americana morto em decorrência de lesões na cabeça enquanto escalava o Monte Everest no último sábado. Ele foi uma das várias vítimas das avalanches ocorridas após um forte terremoto atingir Vale de Kathmandu, no Nepal.

Fredinburg fazia parte do alto escalão do Google X, um braço do Google voltado à produção de produtos tecnológicos e futuristas, como um carro que funciona sem motorista e o Google Glass, um óculos especial com câmera.

No Nepal, ele participava ao lado de companheiros de trabalho – que saíram ilesos -  de uma expedição organizada pela empresa Jagged Globe e estava fazendo postagens frequentes da escalada – que chegava ao 23º dia - em suas contas redes sociais. Ele, inclusive, se autointitulava “aventureiro, inventor e engenheiro energético”.

Este gosto por aventuras e escaladas fez Fredinburg unir paixão com profissão e  formar o “Google Adventure Team”, uma equipe que mapeia localizações exóticas para a ferramenta Google Street View. O time já havia feito fotos em 360 graus do topo do Monte Everest, da Grande Barreira de Corais na Austrália, entre outras localizações do planeta.

“Líder do time em expedições a lugares exóticos para trazer imagens fantásticas das regiões mais remotas do planeta”, diz trecho deu seu perfil no Linkedin.

A escalada do Everest desta vez, porém, nada tinha a ver com seu trabalho no Google. Ele estava na expedição em prol da “Save The Ice” (Salve o Gelo, em português), uma instituição fundada por ele mesmo para alertar sobre os riscos do aquecimento global no planeta. Ele pretendia cravar uma bandeira da organização no topo do Everest.

“Nós planejamos, apoiamos e documentamos aventuras em lugares que sofrem com mudanças climáticas ao redor do planeta. A documentação destas exóticas e empolgantes viagens desperta nos participantes a preocupação com o aquecimento global e faz um apelo para que as futuras gerações possam fazer a diferença”, diz parte da descrição disponível no site da instituição.

“Dan era um alpinista/explorador poque ele amava escalar/ver o mundo, mas este não era o ponto principal. Sua proposta era muito maior. Ele queria mostrar como indivíduos podem fazer a diferença”, afirmou por meio de uma nota oficial Mike North, co-fundador da Save The Ice.

A expedição também estava levantando fundos para  a OrphanGift em prol de dois orfanatos do Nepal. Até por isso, amigos lançaram uma campanha para arrecadar fundos para as vítimas do terremoto que devastou a capital nepalesa.

“Nosso amigo Dan Fredinburg estava escalando o Everest em prol da OrpphanGift para ajudar dois orfanatos locais quando o terremoto ocorreu. Por favor doem em sua memória e para honrar sua missão”, disse Max Goldstein, um dos idealizadores da campanha.

Dan - Jordan Strauss/Invision/AP, File - Jordan Strauss/Invision/AP, File
Dan Fredinburg e a ex-namorada, a atriz Sophia Bush
Imagem: Jordan Strauss/Invision/AP, File


Além deste lado aventureiro, filantrópico e de gênio, Fredinburg também ficou conhecido por seu lado de galã e o relacionamento que manteve por um ano, entre 2013 e 2014, com a atriz Sophia Bush, famosa por participar de vários filmes e seriados como One Three Hill e Law e Order.

“Dan Fredinburg era especial. Destemido, engraçado. Um robô dançante que gostava de montar dinossauros e perseguir o sol para visualizar um melhor futuro para o mundo. Ele era um dos meus seres humanos favoritos na Terra. Ele foi um dos grandes amores da minha vida”, escreveu.