Topo

Após reportagem do UOL, jovem de 18 anos deixa o Ministério do Esporte

Waleska Lima, ao lado de seu pai, o pastor Wagner Lima; exoneração após reportagem - Arquivo Pessoal
Waleska Lima, ao lado de seu pai, o pastor Wagner Lima; exoneração após reportagem Imagem: Arquivo Pessoal

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

13/05/2015 19h07

Waleska Bondade Lima, estudante de 18 anos que fora nomeada coordenadora de Infraestrutura do Ministério do Esporte no último dia 17 de abril, pediu exoneração do cargo na tarde desta quarta-feira (13), horas depois da publicação de reportagem do UOL Esporte sobre a sua nomeação.

A informação sobre a saída de Waleska do governo foi transmitida à reportagem pela assessoria de imprensa do Ministério do Esporte, que não soube informar o motivo do pedido de exoneração, nem quando o desligamento da estudante será oficialmente publicado no Diário Oficial da União.

A agora ex-funcionária ministerial, que cursa o primeiro ano de uma faculdade de direito em Brasília, tinha um salário de R$ 4.700. Ela é filha do pastor da Igreja Universal do Reino de Deus Wagner Lima, que tem contatos pessoais com o ministro do Esporte que a nomeou, o pastor da Universal licenciado George Hilton (PRB-MG).

Conforme revelou o UOL Esporte nesta quarta-feira, desde que assumiu o Ministério do Esporte (há menos de seis meses), George Hilton já indicou 13 pessoas com credenciais duvidosas para cargos de confiança, todas elas ligadas ao PRB ou à Igreja Universal, ou a ambos. Das quatro secretarias nacionais que compõem o Ministério do Esporte, três foram postas por George Hilton sob o comando de políticos do PRB ligados à Igreja Universal. 

Entre os casos mais extremos, além da nomeação de Waleska, há a contratação da modelo Cibele Mazzo, de 27 anos, que foi nomeada assessora do secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam (PRB-SP). Sem qualquer experiência na área esportiva, Cibele tem um salário de R$ 8.554,70