Topo

Brad Pitt do xadrez é fã do Pato Donald e esteve em lista mundial de galãs

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 06h00

Esqueça os estereótipos que geralmente acompanham garotos prodígios e superinteligentes. Magnus Carlsen acabou com a maioria deles. Norueguês de 24 anos, o número 1 do xadrez virou uma marca descolada, com direito a presença em listas com os principais galãs e entre os mais influentes do mundo. Seu lado garoto permanece, como a mania de ler gibis do Pato Donald, mas ele hoje representa muito mais.

Carlsen levou sua fama para fora do xadrez em 2010, quando tinha 20 anos e já era um fenômeno dos tabuleiros. Ao estrelar propaganda da G-Star, uma marca de roupa holandesa, ao lado da atriz Liv Tyler, deixou de vender a imagem de nerd e passou a lucrar como sexy symbol.

Prova disso foi o crescente interesse sobre sua marca. Três anos depois, ele já era eleito um dos 100 homens mais sexy do mundo pela revista Cosmopolitan e figurava entre os 100 mais influentes em lista da Time. A nova fama fez suas receitas dobrarem, passando os US$ 2 milhões anuais (cerca de R$ 6 milhões).

Mas o xadrez não ficou de lado. Pelo contrário. Em 2013, no mesmo ano de seu sucesso como garoto-propaganda, Magnus Carlsen se tornou campeão mundial. Na temporada seguinte, manteve o título. A liderança do ranking também é sua. Ele, inclusive, tornou-se o mais jovem a atingir tal posto em 2010, aos 19 anos.

Recordes são sua especialidade. No xadrez, virou um Grande Mestre aos 13 anos, o terceiro mais jovem da história. Sua pontuação máxima é a maior do xadrez, superando até o lendário russo Garry Kasparov. Os dois se enfrentaram pela primeira vez quando Carlsen tinha só 14 anos, e o jogo terminou empatado.

O norueguês é conhecido por sua capacidade de prever até 20 jogadas, graças a sua memória acima do normal. Tal característica já ficou clara quando ele tinha cinco anos e memorizou todos os países do mundo com suas respectivas populações, capitais e bandeiras. Ele foi apresentado ao xadrez aos cinco anos, mas só interessou aos oito, para vencer sua irmã. Não parou mais.

Entre os costumes de infância que ainda fazem parte de sua vida está a paixão pelos gibis do Pato Donald. Afinal, até um sexy symbol tem direito a um pouco de diversão. Principalmente aquele que desde pequeno vive num mundo de campeonatos e palestras e passa a maior parte do ano fora de casa.