Topo

Petição online tenta cassar medalha de campeão olímpico que virou mulher

Vestindo um body e maquiada, Bruce Jenner, ex-padrasto de Kim Kardashian, é capa da revista "Vanity Fair". Bruce afirmou que trocou de nome e agora quer ser chamada de Caitlyn Jenner. À publicação, ela contou tudo sobre sua mudança de sexo, revelada recentemente. A ex-atleta é ex-padrasto das irmãs Kardashian. Hoje com 65 anos, a ex-atleta olímpico contou que foi a chegada dos 40 que o fez procurar ajuda especializada para dar início a sua transição - Divulgação
Vestindo um body e maquiada, Bruce Jenner, ex-padrasto de Kim Kardashian, é capa da revista "Vanity Fair". Bruce afirmou que trocou de nome e agora quer ser chamada de Caitlyn Jenner. À publicação, ela contou tudo sobre sua mudança de sexo, revelada recentemente. A ex-atleta é ex-padrasto das irmãs Kardashian. Hoje com 65 anos, a ex-atleta olímpico contou que foi a chegada dos 40 que o fez procurar ajuda especializada para dar início a sua transição Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/06/2015 12h21

Não é apenas a internet brasileira que foi tomada por discussão sobre igualdade de gêneros nos últimos dias. Uma petição online tenta cassar medalha olímpica conquistada por Bruce Jenner em 1976, nos Jogos de Montreal – ouro no decatlo –, depois de ele ter anunciado que concluiu um processo de mudança de gênero e se apresentado como Caitlyn em post na rede social Twitter.

A mobilização partiu de uma carta assinada por Jennifer Bradford, internauta oriunda do Texas (Estados Unidos). Em texto endereçado ao COI (Comitê Olímpico Internacional), ela parabenizou Jenner pela decisão, mas questionou a medalha de ouro de 1976.

“Isso cria um problema porque a senhora Jenner (talentosa como ela é) diz que sempre se identificou como uma verdadeira mulher. Portanto, há uma violação nas regras do comitê, que proíbe mulheres de competirem entre homens e vice-versa”, escreveu Bradford. “É importante que Jenner apoie a comunidade transgênera devolvendo as medalhas conquistadas com o gênero errado”, completou. A petição online já recebeu quase 10 mil assinaturas.

Jenner, 65, anunciou na segunda-feira (01) que havia concluído um processo de mudança de gênero. “Após longa luta, estou feliz por viver minha verdadeira identidade. Bem-vinda ao mundo, Caitlyn”, escreveu ela na rede social Twitter.

Em sequência, a revista “Vanity Fair” divulgou a capa de uma edição cuja principal reportagem é sobre ela. O título do texto é “Call me Caitlyn” (“Me chamem de Caitlyn”, em tradução livre). Em menos de uma hora, a hashtag #CallMeCailtyn foi inserida em 88 mil mensagens e virou um dos assuntos mais comentados do planeta na rede social.

A polêmica sobre o assunto também tem acontecido no Brasil. Um comercial da rede “O Boticário” para o Dia dos Namorados, que mostra casais gays, foi alvo de pelo menos 30 reclamações no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que decidiu analisar o caso. Também houve um boicote organizado em redes sociais.