Topo

Testículo e chifre de veado: veja substâncias estranhas usadas por atletas

Daniel Lisboa

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 06h00

1. Testículos

Scrotie mascote - Reprodução/Site oficial da Escola de Design de Rhode Island - Reprodução/Site oficial da Escola de Design de Rhode Island
Imagem: Reprodução/Site oficial da Escola de Design de Rhode Island
 
Consta que os antigos gregos foram o primeiro povo a dar “um passo além” no que se refere a “bombar” o desempenho dos atletas. Eles incentivavam os competidores das primeiras Olimpíadas a ingerirem testículos de animais. 
 
2. Cocaína
Um aposentado encontrou em 2011, em uma praia do Japão, quatro sacolas de cocaína cujo valor, à época, foi calculado em 44,5 milhões de libras esterlinas - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 
 
Antes de ser proibida, a cocaína foi muito utilizada por esportistas como estimulante no século 19. Principalmente pelos ciclistas e outros atletas de provas de resistência, segundo a Agência Internacional Antidoping. 
 
3. Ovo cru
Ovo cru - Cameron Spencer - Cameron Spencer
Imagem: Cameron Spencer
 
 
Ainda de acordo com a Agência Internacional Antidoping, outras substâncias usadas por atletas naqueles tempos incluem...ovo cru. Essa foi a escolha de Thomas Hicks, que venceu a maratona das Olimpíadas de Saint Louis em 1904. 
 
4. Extratos testiculares
Seringa - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 
 
No início do século passado, o fisiologista austríaco Oskar Zoth e um parceiro injetaram em si próprios extratos de testosterona, retirados de testículos de bois, e depois mediram a força de seus dedos do meio. Eles ainda não sabiam os efeitos colaterais que isso poderia causar. Esse e outros experimentos renderam à dupla o Prêmio Nobel de Química de 1923.  
 
5. Anfetaminas
Pílulas - iStockphoto - iStockphoto
Imagem: iStockphoto
 
 
As restrições ao uso de certas substâncias nas competições começaram na década de 20, mas isso não impediu os atletas de continuarem buscando uma ajudinha extra. Nas Olimpíadas de Roma, em 1960, o ciclista dinamarquês Knud Enemark Jensen morreu durante uma prova e a autópsia revelou traços de anfetaminas em seu organismo.
 
6. LSD
 LSD genérico', LSA é vendido na web e chega por correio - SBT Online - SBT Online
Imagem: SBT Online
 
Aqui, sejamos justos: Dock Ellis, famoso jogador de beisebol do Pittsburgh Pirates, disse que usou LSD antes de um jogo contra o San Diego Padres, em 1970, “sem querer”. Ou seja, não foi uma tentativa de levar vantagem. Ele teria tomado a droga pela manhã achando que "tinha o dia livre". Entra na lista pelo inusitado. 
  
7. Pílulas para aumentar a fertilidade feminina
Grávida tomando remédio, grávida tomando comprimidos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 
 
Então jogador do time de beisebol norte-americano Oakland Athletics, Manny Ramirez foi pego no antidoping em 2009. Seu crime foi usar o hCG, uma substância produzida naturalmente pela mulher durante a gravidez, mas que é proibida pelo regulamento local. E não, Manny não foi o único a fazer uso de tal substância: outros atletas usam o hCG para estimular a produção natural de testosterona. 
 
8. Tamoxifeno
Sutiã - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
 
 
O tamoxifeno é muito usado em mulheres que já tiveram câncer de mama. O medicamento ajuda a evitar que a doença retorne. Marlon Byrd, jogador do time de beisebol Boston Red Sox, porém, decidiu usá-lo em 2012 e acabou suspenso por 50 partidas. O motivo, provavelmente, foi o mesmo pelo qual outros atletas apelam ao remédio: ele desestimula as células do peito a crescerem, o que é interessante para quem usa anabolizantes e, como um dos efeitos colaterais, tem justamente o crescimento das mamas. 
 
9. Spray de chifre de veado
27.abr.2015 - Um cervo se alimenta em sua jaula no Jardim Botânico do Zoológico Estatal de Assam, em Guwahati, na Índia, nesta segunda-feira (27). O animal está em risco de extinção - Luit Chaliha/Zumapress/Xinhua - Luit Chaliha/Zumapress/Xinhua
Imagem: Luit Chaliha/Zumapress/Xinhua
 
 
Em 2013, o “linebacker” do time de futebol americano Baltimore Ravens, Ray Lewis, rompeu o tríceps em um jogo contra o Dallas Cowboys. A expectativa era que ele ficasse fora de ação por até um ano, mas três meses depois lá estava ele de volta. A partir daí, começou uma polêmica: ele teria usado spray de chifre de veado para acelerar sua recuperação. Parece besteira, mas o produto contém uma substância, o IGF-1, banida pela NFL (Liga de Futebol Norte-Americana). Lewis negou ter adotado a controversa solução, mas o fato é que acabou encerrando a carreira no mesmo ano. 
 
 
10. Cerveja
mídia indoor, álcool, cerveja, chopp, happy hour, bar, bebida, caneca, beber, divertir, social, lazer, alcoolismo - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock
 
O pentatleta sueco Hans-Gunner Liljenwall’s ganhou o bronze nas Olimpíadas de 1968, na Cidade do México. Ganhou, mas não levou. Ele perdeu a medalha porque admitiu que tomou duas cervejas antes de competir. O problema é que foi bem antes da prova...de tiro.