Topo

Ela foi super campeã no triatlo. Hoje ensina Ewbank e Luciano Huck a malhar

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

10/07/2015 06h00

Fernanda Keller é uma super atleta. Participou de nada menos que 24 Ironmans no Havaí com seis medalhas de bronze, é pentacampeã do Ironman Brasil e tem outros inúmeros títulos. Depois de mais de 30 anos de dedicação ao triatlo, agora ela passa para frente parte da sua experiência e ajuda a pôr em forma celebridades como Luciano Huck, a top Izabel Goulart e a atriz Giovanna Ewbank.

Aos 51 anos, Fernanda colocou um pouco o pé no freio na sua vida de atleta e abraçou outros projetos. Um deles é coaching. Ela montou uma equipe e trabalha como uma espécie de mentora de celebridades acompanhando alguns treinos.

“Eu sou apaixonada, triatlo para mim não é esporte, é estilo de vida. Falo disso não só com a experiência de 200 mil anos de esporte, mas de fazer uma coisa maravilhosa que eu amo. E acho que a gente contagia a pessoa com amor. Com toda a experiência de atleta e formação de educação física, passar para essas pessoas o que eu entendo. É muito legal essa troca”.

O primeiro aluno foi Luciano Huck que procurou a atleta porque se apaixonou pelo triatlo. Hoje ele já disputa competições, apesar de não ter muito tempo para se dedicar e de ver a atividade mais como forma de lazer e de manter o corpo em dia do que como performance.

Por isso, Fernanda conta que além de ensinar, a nova função se tornou um grande aprendizado. Para ela, treinar Luciano foi um desafio para ela que sempre teve na veia o espírito competitivo do esporte.

“O Luciano foi meu primeiro triatleta. Mas é um projeto pessoal, ele não tem tempo, quando faz é só para curtir. Você aprende muito com todo mundo. Com o Luciano eu aprendi que cada um tem o seu ritmo. Eu não posso querer que ele seja campeão mundial de triatlo igual a mim, se esse não é o objetivo dele. O treino não tem que ser só para performance, é para a pessoa de acordo com o objetivo dela. Eu, como atleta, tenho minha filosofia de competir para ganhar, mas nem todo mundo tem que pensar igual, tem gente que quer treinar só para chegar”.

Além de Luciano, Fernanda também está trabalhando com a modelo Izabel Goulart e com as atrizes Giovanna Ewbank e Maria Casadevall em um projeto que a marca esportiva Nike vem desenvolvendo para promover a corrida no mundo.

Fernanda monta a planilha de treinos e acompanha algumas atividades, já que é difícil conciliar as agendas dela e das celebridades que viajam muito com compromissos profissionais. Com Maria e Giovanna, o treino ainda não começou. A agendas das duas está apertada, já que Maria está gravando a novela I Love Paraisópolis e Giovanna agora faz parte do programa vespertino Vídeo Show. Por isso, elas só fizeram exames e testes.

O primeiro desafio foi com Izabel, uma das modelos mais conceituadas do mundo e que faz parte do seleto time de ‘angels’ da Victoria’s Secret.

A modelo, que já é conhecida pelo corpo sarado e pelo estilo ‘fitness’, topou o desafio de correr a prova Nike women's 10km em Londres. Acompanhada por Fernanda, ela fez a marca em 53 minutos e deixou a tutora muito orgulhosa.

“Com a Iza nosso primeiro desafio foi fazer 10 km, ela é a modelo mais em forma do mundo, é muito ligada a fitness, se cuida e gosta muito. É um doce de menina e muito perseverante. No desafio ela se saiu super bem, fiquei muito orgulhosa, fui para Londres para acompanha-la, corri ao lado dela e ela foi muito bem mesmo, ainda mais para quem nunca tinha feito uma prova de corrida na vida e mantendo a rotina de trabalho dela”.

Como mentora, Fernanda vive uma fase muito diferente da que estava acostumada como atleta de um esporte individual: se preocupar com o outro durante uma prova.

“É diferente porque eu estava voltada para uma coisa muito individual. É difícil porque se você cair e passar mal tudo bem. Mas com outra pessoa... eu fico muito preocupada. Não consigo ser só profissional, eu me envolvo muito, vou pelo lado emocional, fico cuidando da pessoa, pensando ‘será que está tudo bem, será que está muito pesado, será que precisa de uma massagem?’”.

Mas ao mesmo tempo, a super campeã sente que é muito gratificante inspirar pessoas com o esporte e a sua história de vida. Não importa se é treinando celebridades ou cuidando do Instituto Fernanda Keller, seu projeto social em Niterói que trabalha com 200 crianças de baixa renda e dá a oportunidade de estudar e praticar esportes.

“Eu me considero uma embaixadora do esporte, essas meninas trabalham com público ou são modelos como a Iza, que tem milhões de seguidores no Instagram. São meninas que falam com o mundo inteiro e passar mensagem através delas que esporte é bacana não tem preço”.

“Todo meu sacrifício como atleta poder passar pra frente, conseguir deixar um legado para 200 crianças é legal. Inspirar para que elas acreditem nelas e usem o esporte como ferramenta de saúde, socialização e equilibro é o que eu acho mais legal. Não posso deixar de agradecer por tudo que conquistei, tenho que passar o bastão para a frente para essas crianças jovens, usar a força que o esporte tem para que elas tenha oportunidade e acreditem”.

Assim como no esporte, Fernanda também é triatleta na vida e não se contenta com uma modalidade. Além de ser coach e de manter o Instituto Fernanda Keller, ela está fazendo um programa de tv para o canal Off e ainda segue sua rotina de atleta.

Ela corre quatro vezes por semana, nada três e pedalas duas para disputar o Campeonato Mundial de Ironman na categoria máster no ano que vem.