Topo

Ele foi banido do esporte por 3 anos. E só tem 11 anos!

Do UOL, em São Paulo

20/08/2015 18h02

Uma decisão rigorosa chamou atenção em um caso de agressão na Nova Zelândia. Durante uma partida da equipe infantil do Papatoetoe Rugby Football Club, um garoto de 11 anos se revoltou contra decisões do árbitro e, segundo relatos, empurrou e aplicou um soco no responsável por mediar a partida.

Após o árbitro protocolar uma reclamação formal na União de Rúgbi de Auckland, o órgão montou uma comissão disciplinar independente para analisar o caso. Após avaliar os ocorridos e entrevistar pessoas que estavam no local, inclusive os envolvidos, o comitê optou por banir o garoto do esporte por dois anos e meio. A punição poderia ter sido pior, visto que diversas pessoas relataram ter visto o garoto aplicar um soco no árbitro, o que foi descaracterizado pela entidade.

A decisão, que não havia sido divulgada, foi publicada nesta quinta-feira (20) pela entidade e já está em vigor. O Papatoetoe, que foi declarado vencedor após o árbitro encerrar o confronto por ter liderado a partida durante todo o placar, julgou a punição rigorosa e prometeu recorrer da sentença.

“De maneira respeitosa, nós decidimos recorrer da decisão do comitê. Nós sentimos que banir um garoto de 11 anos por três temporadas é excessivo, dadas as circunstâncias que envolvem a situação”, declarou o clube, por meio de um comunicado oficial.

Agora, o apelo será encaminhando para um outro comitê independente, que tem como função apenas avaliar este tipo de solicitação. 

Abaixo, confira outros casos de agressão envolvendo árbitros pelo mundo: