Topo

Veja esportes em que você pode ser craque e campeão mundial e não sabe

Daniel Lisboa

Do UOL, em São Paulo

22/08/2015 06h00

Falta menos de um ano para o início das Olimpíadas do Rio de Janeiro. E, para quem gosta de esportes, será quase inevitável assistir aos jogos sem, pelo menos em um momento ou outro, se colocar no lugar de um atleta. E imaginar a emoção de subir ao pódio, de representar uma nação, de vencer nos segundos finais.

Bom, se você é um reles mortal como a enorme maioria das pessoas, e nunca vingou realmente em uma modalidade, não perca as esperanças. Há alguns esportes bem estranhos por aí, e quem sabe você é muito bom em um deles e só não sabe ainda. À princípio eles não te levarão às Olimpíadas, mas podem render os momentos de glória que você sonha. Mesmo que (quase) ninguém fique sabendo.

1. Campeonato de chute na canela 

Iniciamos nossa lista com a modalidade perfeita para quem nunca se deu bem no futebol. Ou, em outras palavras, sempre chutou mais o adversário do que a bola. É o campeonato de chute na canela, Disputado no interior da Inglaterra, o "esporte" consiste nisso mesmo: chutar a canela do adversário até que ele desista da prova. Mas não imagine que se trata de pancadria pura e simples: há regras. Por exemplo, só é permitido chutar o adversário, claro, na canela. Durante a luta, você deve ficar de frente para ele e pode segurá-lo pela roupa, mas não pode simplesmente empurrá-lo. A vitória só vem quando, de tanto levar porrada, seu adversário desiste de tanta dor na canela,

Para tornar a coisa toda um pouco mais leve, se é que isso é possível, alguns competidores protegem suas canelas colocando palha por dentro da calça, o que também é permitido. O problema é que, na medida em que vêm as cacetadas, a palha começa a sair e eles ficam desprotegidos de qualquer jeito. 

O campeonato de chute na canela é a principal atração das Olimpíadas de Cotswold, evento só com esportes "rústicos" realizado desde 1612. Se destruir canelas é o seu futuro, informe-se sobre a próxima edição do evento (que é só em 2016) aqui

2. Corrida do queijo

Talvez o que falte para você começar a gostar de correr seja simplesmente um bom motivo. Quer dizer, se saúde e anos a mais de vida não são suficientes, que tal um belo queijo de 3,5 quilos rolando colina abaixo? Ou melhor, quatro? Eles estão na famosa corrida do queijo, que acontece todo ano em Gloucestershire, no interior da Inglaterra. A peculiar prova é realizada desde o século XIX. Nela, os participantes saem correndo atrás dos queijos por 200 metros de descida íngreme e irregular.

Além dos quatro queijões (de um tipo local, o Gloucester), dois outros menores, de 1,5 quilos, também são lançados. O problema é que, como todo ano tem gente machucada na brincadeira, algumas seriamente (por exemplo, com fraturas), o evento é organizado por voluntários porque as autoridades locais não querem se comprometer a organizar algo tão maluco. Mas, se você quer ser maluco, comece a se preparar para a próxima edição da corrida, que acontece só no dia 30 de maio do ano que vem, informando-se aqui

3.Buzkashi

Se você tem um amigo que se acha valentão por jogar rugby ou lutar muay thai ou jiu jitsu, talvez a saída para superá-lo esteja no Buzkashi (também conhecido como Kokpar). Afinal, muitos consideram este simplesmente o esporte mais violento do mundo. Basicamente, trata-se de uma versão do polo na qual os jogadores usam, no lugar da bola, uma carcaça de cabra sem cabeça.

Chicotes e pedaços de pau fazem parte da indumentária do esporte, muito praticado no Afeganistão. A ideia é agarrar a cabra-sem-cabeça e levá-la até o “gol” inimigo, o que deve ser impedido pelos adversários, e daí dá para imaginar o quanto você apanha no caminho. É permitido bater nos cavalos com os chicotes, e não raro jogadores e até espectadores morrem atropelados pelos animais. Gostou? Dá um pulo no Afeganistão e confere se é a sua. Só não esqueça do band-aid e dos analgésicos.

4. Carregamento de esposas

Se contar com o apoio da família é importante para o sucesso no esporte, que tal ter a sua mulher bem pertinho de você durante uma prova? Ou melhor, montada nos seus ombros? No Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas, realizado na Finlândia, a ideia é exatamente essa. Carregando suas amadas, os competidores devem completar um percurso de 253,5 metros com areia e obstáculos que incluem um trecho cheio de água e com cerca de um metro de profundidade. A esposa deve ter mais de 17 anos de idade e pesar mais de 49 quilos e, se o competidor derrubá-la, é ele quem deve levantá-la e coloca-la na posição correta para competir novamente. Convenhamos, bem mais light que o Buzkashi. Saiba como se inscrever para a edição 2016 (a deste ano já foi) do evento aqui.   

5. Boxe-xadrez

Dedicar-se ao corpo ou dedicar-se a mente? Se esta questão te atormenta, talvez a resposta esteja no boxe-xadrez, uma tradução literal para “chessboxing”. A modalidade consiste nisto mesmo que você está imaginando: uma mistura de boxe com xadrez. Os participantes se enfrentam em rounds alternados das duas modalidades, e o jogo acaba ou com um nocaute ou com um xeque-mate. Ou seja, é pancadaria alternada com introspecção e raciocínio. Por mais estranha que a ideia possa parecer, a modalidade tem ganhado adeptos e já tem até sua Associação Mundial. Quer comer uma torre e emendar um gancho em seguida? Saiba mais aqui

6. Corrida de banheiros

Este também não é exatamente um esporte, mas quem sabe você não é a pessoa a lutar pela profissionalização da modalidade. Estamos falando do Campeonato Mundial de Banheiros, mas daqueles banheiros que ficam do lado de fora de fazendas e casas rústicas. As “outhouses”, como chamam os americanos. Em Viginia City, no estado de Nevada, todo ano as pessoas competem com versões desses banheiros decoradas com todo o tipo de adereços, pinturas e desenhos. A prova lembra o dia em que os moradores da cidade marcharam por suas ruas levando seus banheiros – mesmo – contra leis que então os proibiram. A próxima edição da corrida acontece nos dias 3 e 4 de outubro, mas atenção: para competir, é preciso apresentar banheiros que funcionem de verdade e estejam munidos de pelo menos um rolo de papel higiênico. Afinal, nenhum banheiro está completo sem esse item. Quer participar? Confira o regulamento aqui. Corridas semelhantes acontecem em outras cidades americanas.

7. Regata Darwin Lions de lata de cerveja

Gosta de velegar? Gosta de cerveja? Gosta só de cerveja? Então talvez a “Darwin Lions Beer Can Regatta” te interesse. Na praia de Mindil, na Austrália, todo ano é organizada uma regata em que os barcos são feitos de latinhas de cerveja velhas. Tudo começou como uma ideia para manter a praia limpa, evoluiu como uma forma de incentivar a reciclagem e hoje chega a atrair públicos de 15 mil espectadores. A vitória na regata vale prêmio em dinheiro, alguns materiais recicláveis também podem ser usados na construção dos barcos mas, quem quiser viajar à Austrália para competir, terá que esperar até o ano que vem. Fique de olho na programação aqui.