Topo

O futuro de McFly chegou. Cubs campeão e skate voador vão virar realidade?

Marty McFly segura o hoverboard em 2015 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

21/10/2015 07h50

Um jovem aficionado por skate tem a chance de viajar no tempo, de 1985 a 2015. No futuro, descobre que um azarão conquistou a World Séries, a grande final da Major League Baseball (MLB). Além disso, conhece um modelo de skate totalmente inovador, capaz de voar a centímetros do chão. Tudo isso aconteceu exatamente em um 21 de outubro, na cidade fictícia de Hill Valley, na Califórnia.

As previsões feitas no filme De Volta para o Futuro II, lançado em 1989, podem virar realidade justamente em 2015. O Chicago Cubs, por exemplo, pode colocar fim à seca de títulos de 106 anos. Já o hoverboard, nome dado ao skate voador, começou a ser testado este ano.

Marty McFly (vivido pelo ator Michael J.Fox) desembarcou na Hill Valley de 2015 exatamente às 16h29 do dia 21 de outubro, uma quarta-feira. Após alguns minutos na cidade, soube que o Cubs havia derrotado o Miami na grande final da MLB.

Na vida real, o Cubs luta para voltar à rota de conquistas, já que o último troféu foi erguido em 1908. O time de Chicago, que conta com o talento do arremessador Jon Lester, contratado nesta temporada, chegou, ao menos, na final da Liga Nacional. Ou seja, a vida está a dois passos de imitar a arte.

O Cubs enfrenta o New York Mets, que já abriu 3 a 0 na série, após dois jogos longe de Chicago. Se conseguir virar o jogo, o azarão disputará o título contra o vencedor de Kansas City Royals e Toronto Blue Jays (o Kansas vence por 3 a 1).

Além cravar, pelo menos até agora, o sucesso do Cubs na temporada, o diretor Robert Zemeckis acertou em cheio o surgimento de um time de Miami na MLB. A cidade da Flórida só passou a contar com uma franquia em 1993: o Florida Marlins, que virou Miami Marlins em 2012.
 

Hoverboard

 
O skate voador aparece no filme um pouco antes de Marty McFly descobrir que o Cubs conquistou o título. Com ele, o protagonista é perseguido pela turma de Griff Tannen. O equipamento ajuda a dupla Marty McFly e Emmett Brown até o fim da trilogia, especialmente na reta final do terceiro filme.
 
 
Neste ano, a Lexus mostrou que é possível transformar o hoverboard em realidade, por meio de uma pista de trilhos de metal no chão. O skate voador foi testado em um parque de Barcelona, na Espanha, em agosto. Ainda sem mostrar toda a desenvoltura do clássico filme, o objeto se movimenta sem encostar no solo. 

E se fosse possível voltar ao passado?

Quando soube da vitória do Cubs, Marty McFly teve uma ideia ao ouvir um outro personagem dizer que "gostaria de voltar ao começo da temporada para apostar" no time de Chicago.

O protagonista, então, compra um almanaque, com os resultados esportivos de 1950 a 2000, contrariando Doc Brown, que mostrou-se contra obter lucro com a máquina do tempo.

Nos últimos 50 anos, muitos azarões marcaram a história do esporte mundial, exatamente como Zemeckis previu no filme ao colocar o Cubs no topo do beisebol dos Estados Unidos. 

Confira 15 apostas certeiras dos últimos anos:

2014 - Ituano - O time de Itu conseguiu passar pelo Palmeiras na semifinal do Campeonato Paulista. Na decisão, o Ituano venceu o Santos nos pênaltis, após a disputa de dois jogos.

2005 - Paulista - Fluminense na final? Não foi páreo para o Paulista de Jundiaí, que passou pelo time carioca e levantou o troféu da Copa do Brasil 2005.

2004 - Santo André - Um ano antes do Paulista, o Santo André surpreendeu ao vencer o Flamengo em pleno Maracanã na final da Copa do Brasil. Antes, o time eliminou o Palmeiras nas quartas de final. 

2004 - Once Caldas - Os colombianos fizeram história ao derrotar o Boca Juniors na decisão da Libertadores. Na semifinal, o time já havia passado pelo São Paulo.

2004 - Grécia - A seleção grega de futebol venceu a Eurocopa ao derrotar Portugal, anfitrião do torneio, na decisão. Em dezembro de 2003, os gregos ocupavam apenas o 30º lugar no ranking da Fifa.

2004 - Argentina - A seleção argentina de basquete desbancou os Estados Unidos na semifinal dos Jogos Olímpicos. Depois, bateu a Itália para garantir o ouro em Atenas.

1999 - Juventude - Quase 102 mil pessoas no Macaranã não assustaram o Juventude na final da Copa do Brasil. O time arrancou um empate com o Botafogo e levantou a taça.

1992 - Dinamarca - A seleção dinamarquesa de futebol conquistou a Eurocopa após passar por Holanda na semifinal e Alemanha de decisão da competição.

1991 - Criciúma - O time catarinense, treinado por Luiz Felipe Scolari, derrotou o Atlético-MG nas oitavas de final e surpreendeu o Grêmio na decisão da Copa do Brasil.

1991 - Estrela Vermelha - A equipe da antiga Iugoslávia conseguiu eliminar o poderoso Bayern de Munique antes de derrotar o Olympique de Marselha na final da Copa do Campeões da Europa (atual Liga dos Campeões).

1990 - James Buster Douglas - O pugilista norte-americano nocauteou o então invicto Mike Tyson em fevereiro daquele ano, conquistando o título mundial dos pesos pesados. 

1990 - Bragantino - O time de Bragança Paulista eliminou Corinthians e Santos antes de bater o Novorizontino na final do Campeonato Paulista.

1986 - Inter de Limeira - Naquele ano, o Palmeiras completou dez anos de jejum após perder a final do Paulistão para a Inter de Limeira, o primeiro time do interior a conquistar um título paulista.

1985 - Coritiba - No ano de lançamento do primeiro filme da trilogia De Volta para o Futuro, o Coritiba sagrou-se campeão brasileiro ao bater o Bangu nos pênaltis, no Maracanã.

1979 - Nottingham Forest - O time inglês passou pelo Liverpool logo na primeira fase da Copa dos Campeões 1978-79. O time chegou à final e conseguiu levantar a taça ao derrotar o Malmö, da Suécia.