Topo

Romário volta a negar conta na Suíça após gravação de Delcídio

Romário negou que tenha sido avisado sobre denúncia das contas na Suíça em troca de apoio político a substituto de Eduardo Paes na Prefeitura do RJ - Alan Marques/ Folhapress
Romário negou que tenha sido avisado sobre denúncia das contas na Suíça em troca de apoio político a substituto de Eduardo Paes na Prefeitura do RJ Imagem: Alan Marques/ Folhapress

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 16h47

Romário (PSB-RJ) voltou a negar que tenha tido contas bancárias na Suíça com dinheiro não declarado à Receita Federal. A afirmação do senador vem na esteira de supostas acusações do advogado de Nestor Cerveró, preso na Operação Lava Jato, publicadas nesta quarta-feira (25) pelo jornal O Estado de São Paulo.

O advogado Edson Ribeiro, responsável pela defesa do ex-diretor da Petrobrás, disse em suposta conversa gravada com o senador Delcídio Amaral (PT-MS) que Romário tinha dinheiro numa conta na Suíça, mas foi avisado para retirá-lo para não “ser preso”.

Em troca, Romário, ainda segundo o advogado no áudio vazado, teria aceitado apoiar Pedro Paulo, pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, para suceder Eduardo Paes. O diálogo, que teria sido gravado no início deste mês, foi uma das motivações das ordens de prisão contra Delcídio do Amaral e Edson Ribeiro, cumpridas nesta quarta pela Polícia Federal.

Romário se posicionou através de sua conta oficial no Facebook e negou a versão do advogado de Cerveró. Segundo o senador do PSB, o encontro aconteceu em função de um projeto que transcorria no senado.

"Encontrei o senador Delcídio Amaral no dia 4 de novembro, quarta-feira, para tratar da votação de um Projeto de Resolução do Senado (PRS 50/2015), do senador José Serra, do qual fui coautor. Na ocasião, foi feito um pedido ao senador Delcídio Amaral, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos, para agilizar a tramitação do projeto, que tinha o senador Ricardo Ferraço como relator. Participaram da reunião o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário de Governo, Pedro Paulo, e o senador Ricardo Ferraço. Todos diretamente interessados na aprovação dessa resolução, que propôs o fim de barreiras à cessão de dívida ativa de estados e municípios. Esse foi o teor da reunião", escreve Romário.

O senador carioca afirmou ainda que as acusações sobre sua suposta conta na Suíça já foram esclarecidas junto à Justiça do Brasil e do país europeu. E ainda questionou a idoneidade do advogado de Cerveró.

"Qual a credibilidade do advogado de um bandido, corrupto e responsável por roubar uma das principais empresas do país? Não é novidade para ninguém que o prefeito Eduardo Paes tem interesse que eu apoie o seu candidato à sucessão. Não sou responsável pelo que terceiros falam, apenas pelos meus atos. Assim sendo, deixo claro que não tenho nenhum acordo com ninguém", acrescenta Romário.