Topo

Futebol americano, beisebol e TV: o multiatleta que ofuscou Michael Jordan

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 06h00

Jogar em alto nível na elite do futebol americano e do beisebol e ainda ser um fenômeno midiático, tudo ao mesmo tempo. Parece muita coisa para um atleta só, mas não era para Vincent Edward Jackson, ou simplesmente Bo Jackson. Único da história a participar do jogo das estrelas de duas modalidades, o americano marcou uma geração por ser um multiatleta de sucesso e ter virado símbolo midiático nas décadas de 1980 e 90.

Uma campanha publicitária da Nike com Bo Jackson como protagonista se tornou mundialmente famosa. Nela, ele ofuscava nomes como Michael Jordan (ídolo do basquete) e John McEnroe (ídolo no tênis) ao assumir o papel de um atleta que sabia fazer de tudo, do hóquei à luta livre. A propaganda fez tanto sucesso que teve sequência. Automobilismo, hipismo e surfe entraram em seu repertório, entre outras modalidades.

Exageros comerciais à parte, Bo Jackson era mesmo um fenômeno. Quebrou recordes no beisebol e no futebol americano. Neste último, ganhou o famoso Troféu Heisman, dado anualmente ao melhor jogador universitário. Tais prêmios não foram novidade em sua vida. Ainda nos tempos de colégio, foi campeão no decatlo, no salto em altura e no salto triplo. E ainda tinha boas marcas no lançamento de disco, no arremesso de peso e em provas de velocidade.

Bo Jackson chegou a correr os 100 m rasos em 10s39 durante a faculdade. Essa mistura de força e velocidade fez dele um atleta desejado por times de beisebol e futebol americano. Ele, no entanto, recusou sua primeira oferta do futebol e foi para o beisebol, reforçando o Kansas City Royals.

Deu show logo nos primeiros jogos e caiu nas graças da torcida. Um ano depois, surgiu nova oportunidade no futebol americano, desta vez por meio do Los Angeles Raiders. Ele aceitou, mas com uma condição: não abandonaria o beisebol. E a franquia concordou. Assim, Bo Jackson disputava a elite do beisebol e do futebol americano simultaneamente. Praticamente não tinha descanso entre as duas temporadas.

Foram quatro anos divididos entre os dois esportes, entre 1987 e 90. Uma contusão mal diagnosticada e uma recuperação complicada, no entanto, acabaram brecando o potencial do atleta e abreviando sua carreira. No beisebol ele ainda conseguiu atuar por mais tempo, totalizando nove temporadas, de 1986 a 94, apesar de os últimos anos já não serem em alto nível.

Encerrado o período como atleta, Bo Jackson curtiu sua fama participando de famosas séries de TV e filmes, como “Um Maluco no Pedaço”, “Um Amor de Família” e “Lois & Clark: As Novas Aventuras do Super-Homem”.

Bo Jackson virou até nome de jogos de videogame. A expressão “Bo Knows” (“Bo Sabe”, em tradução livre), reforçada nas campanhas da Nike, tornou-se uma expressão popular. Tudo isso numa época em que a exploração da imagem de atletas ainda era mínima em relação aos dias atuais.