Topo

Arena mais cara do Brasil vira "Coliseu" e casa de briga de torcidas; veja

Súmula de jogo entre Gama e Botafogo-SP - Súmula de jogo entre Gama e Botafogo-SP - Súmula de jogo entre Gama e Botafogo-SP
Parte que relata briga de súmula de Gama x Botafogo-SP, pela Série D do Campeonato Brasileiro
Imagem: Súmula de jogo entre Gama e Botafogo-SP

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

07/06/2016 11h00

O Estádio Nacional Mané Garrincha, erguido 100% com dinheiro público pelo Governo do Distrito Federal por R$ 1,6 bilhão, o mais caro da Copa do Mundo de 2014, carrega outro título em seu currículo: o de arena com mais episódios de violência nas arquibancadas e arredores desde a sua inauguração.

Foram, pelo menos, oito incidentes de agosto de 2013 para cá. O último deles ocorreu no domingo passado (5), na partida entre Palmeiras e Flamengo. Durante o intervalo do jogo, centenas de torcedores se enfrentaram nos corredores internos da arena, utilizando punhos, cestos de lixo, grades metálicas e até extintores de incêndio.

O conflito teve início, segundo apontam as autoridades do Distrito Federal, por iniciativa de torcedores palmeirenses, que teriam invadido a área reservada aos flamenguistas para dar início à batalha. A PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) prendeu 20 torcedores do time paulista (já soltos). Um torcedor do Flamengo seguia hospitalizado até a publicação desta reportagem.

De acordo com o coronel Antônio Carlos, chefe da Comunicação Social da PMDF, não há nada de errado no protocolo operacional da polícia distrital nem na estrutura do Mané Garrincha que possa explicar os reiterados confrontos que ocorrem no estádio.

"Não fazemos comparações com outros estádios para saber se aqui houve mais ou menos confrontos, mas sei que nosso estádio e nossa polícia foram considerados os mais eficientes das Copas do Mundo e das Confederações", afirmou o coronel. Foi no Mané Garrincha e no Maracanã, porém, que aconteceram os confrontos de maior vulto durante os jogos dos campeonatos internacionais (veja vídeo acima).

Para o coronel, as brigas ocorrem no Mané Garrincha porque torcedores que chegam ao DF de outras praças esportivas vão ao local já dispostos a brigar. "Repare que as brigas não ocorrem com torcedores locais, mas sim com torcidas, na maioria das vezes organizadas, que vêm a Brasília já dispostas a brigar."

Apesar da afirmação do coronel, pelo menos duas brigas envolveram torcedores do Gama (DF) e do Vila Nova (GO), em partidas com menos de 5.000 pessoas no estádio, conforme também se pode ver no vídeo acima.

Especificamente em relação ao incidente do último domingo, o coronel não tem dúvidas sobre o responsável pelo episódio: "A culpa é do Flamengo", cravou. "O time mandante (Flamengo) não seguiu o que foi detalhado em reunião de preparação para o jogo. Estava determinado que dois setores das arquibancadas, adjacentes à área reservada aos palmeirenses, não seriem ocupados por torcedores, criando uma área de segurança. Apesar disso, acredito que por razões financeiras, o clube acabou por comercializar as cadeiras dessas áreas, o que deixou as torcidas muito próximas e acirrou os ânimos".

Já o Clube de Regatas Flamengo nega que tenha vendido ingressos para esses locais. "Como o estádio estava muito cheio, essas áreas acabaram por ser liberadas para dar mais conforto ao torcedor", informou a assessoria do clube. O Mané Garrincha tem capacidade para mais de 70 mil pessoas. O público presente no último domingo foi de 55 mil torcedores.

De uma forma ou de outra, fato é que a comparação que fez em 2014 o então ministro do Esporte Aldo Rebelo (PC do B), do estádio do DF com o Coliseu de Roma, onde combates entre gladiadores eram acompanhados por milhares de pessoas, parece fazer sentido. Relembre, abaixo, como foram os principais episódios de violência ocorridos no Estádio Nacional Mané Garrincha.
 

18/08/2013 - Fratura na mandíbula de torcedor no chão

Torcedor flamenguista é agredido no chão por são-paulinos nos arredores do Mané Garrincha, agosto de 2013 - Reprodução de TV (Globo) - Reprodução de TV (Globo)
Imagem: Reprodução de TV (Globo)


No dia 18 de agosto de 2013, Flamengo e São Paulo disputaram em Brasília partida do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na saída dos 44.164 torcedores, os torcedores passaram a se enfrentar no amplo estacionamento do entorno da arena.

Policiais sobre cavalos e usando espadas tentavam conter os são-paulinos, naquele local em ampla maioria. Algumas dezenas, porém, ultrapassaram a linha da polícia e começaram a agredir os flamenguistas.

Um deles caiu no chão. Ficou por cerca de 20 segundos sendo chutado e pisado por são-paulinos, conforme mostraram as imagens de televisão nos dias seguintes. Seis policiais a pé estavam em volta desta ação, mas não interviram até que chegasse reforço. O torcedor sofreu múltiplas escoriações e fratura na mandíbula. 

25/08/2013 - Corintianos x Polícia Militar

Briga de torcidas. Torcedor do Corinthians com cacetete que pegou de um PM. Policiais usam gás de pimenta - Corinthians x Vasco no Estadio Nacional de Brasilia Mane Garrincha. - Sergio Lima/Folhapress - Sergio Lima/Folhapress
Imagem: Sergio Lima/Folhapress

No dia 25 de agosto de 2013, Vasco e Corinthians cumpriram tabela do Campeonato Brasileiro no Mané Garrincha. O público foi de 21.627 pessoas. No intervalo, dezenas de corintianos foram em direção à área onde estava a torcida do Vasco, em ameaça a dar início a um confronto

Eles foram enfrentados por policiais militares quando se deu conta do ânimo dos corintianos. Não havia barreiras físicas entre as torcidas. Os policiais, no início em cerca de dez, fizeram uso do spray de pimenta e do cacetete, um deles tendo chegado a perder o equipamento para um dos agressores corintianos. O tumulto atingiu famílias e crianças, muitos deixaram a arena pelo mal estar causado pelo spray de pimenta, que toma conta do ambiente na arena esférica de Brasília.

"Lamentamos pelas crianças e por todos os torcedores que são prejudicados pelo spray de pimenta. A Polícia Militar faz o uso gradual da força, a utilização do spray é eficaz para conter turbas dispostas a atos de violência. Infelizmente, muitos torcedores vão ao estádio em busca de se enfrentarem, não assistir a um espetáculo", disse o coronel Antônio Carlos ao UOL Esporte, na última segunda-feira (6), após a confusão deste domingo, em que a PM novamente fez uso do gás de pimenta.  


5/07/2014 - Brasileiros e argentinos se estapeiam na Copa

Policiais fazem a segurança do Mané Garrincha para o jogo entre Argentina e Bélgica - Aiuri Rebello/UOL - Aiuri Rebello/UOL
Imagem: Aiuri Rebello/UOL

No jogo Argentina a Bélgica da quartas de final da Copa do Mundo de 2014, a segurança era feita por agentes privados contratados pela Fifa com supervisão e retaguarda efetuada pela Polícia Militar.

O clima de amistosidade que se espera em partidas de Copa não se fez presente em boa parte dos torcedores argentinos e brasileiros - os últimos em maior número - que acompanhavam a partida. Houve brigas localizadas nas arquibancadas, como pode ser visto no vídeo acima.

Em um dos episódios, um argentino e três brasileiros foram detidos pela PM e retirados da arquibancada em meio a brigas. Eles foram autuados na delegacia do estádio e liberados depois. Outros dois argentinos foram presos e levados para a 5ª Delegacia de Polícia, próxima ao estádio, acusados de agredir dois torcedores brasileiros dentro da arena.

 

7/12/2014 - Combate com cadeiras e extintores 

Torcedores do Atlético-MG são levados presos do Estádio Mané Garrincha - Galoucura - Galoucura
Imagem: Galoucura

Botafogo-RJ e Atlético-MG jogaram no Mané Garrincha no fim do Campeonato Brasileiro, com as duas equipes já sem chance de título. A partida atraiu menos de 4.000 torcedores.

Com pouco público, sobrou espaço para a briga generalizada que aconteceu no intervalo da partida. Dezenas de torcedores - a maioria usando camisas de torcidas organizadas - se enfrentaram com os punhos e com o resto que estava à mão, inclusive extintores de incêndio, como se vê no vídeo acima. 

Cinco pessoas que participaram deste conflito foram encaminhadas para a um distrito policial, quatro torcedores do Atlético e um do Botafogo. Até o final da partida, 10 pessoas foram detidas. Todas foram soltas no mesmo dia ou no dia seguinte, para responder judicialmente em liberdade. 

Ainda um outro torcedor foi encaminhado à delegacia. Inicialmente, os policiais o prenderam por invadir o gramado, e levaram junto com os que brigaram e depredaram a arena. No distrito, depoimento do torcedor e de testemunhas mostraram que ele havia entrado no gramado para fugir da briga. Foi liberado sem passagem.
 

15/07/2015 - Pancadaria entre torcedores na Série D

No dia 15 de julho do ano passado, o Gama (DF) recebeu o Botafogo-SP em sua estreia na Série D do Campeonato Brasileiro, para 3.115 espectadores. Aos 33 min do primeiro tempo, torcedores do Gama se deram conta de que começaram a adentrar o estádio centenas de torcedores do rival Brasiliense, e inclusive estavam estendendo uma faixa do "Jacaré".

Foi a conta. Sem separação entre as torcidas,  foram três minutos de pancadaria e interrupção do jogo, até que a PM conseguisse controlar a situação. O Gama foi condenado a pagar uma multa de R$ 10 mil. A equipe não perdeu o mando de campo.