Topo

Papo de vestiário? Trump irrita atletas ao se defender de escândalo

Saul Loeb/Pool via AP
Imagem: Saul Loeb/Pool via AP

Do UOL, em São Paulo

10/10/2016 11h26

Atletas americanos se revoltaram com Donald Trump na noite de domingo (9) durante o debate presidencial americano. O candidato do partido republicano definiu os comentários ofensivos a mulheres que vazaram ao longo da semana como “papo de vestiário”.

Atletas da NBA e da NFL utilizaram o Twitter para questionar a declaração de Trump no debate, com a qual ele se defendeu da seguinte afirmação sobre mulheres: “Quando você é famoso elas deixam você fazer. Você pode fazer qualquer coisa. Pegá-las pela b.... Você pode fazer qualquer coisa.”

“Só como referência. Eu trabalho em um vestiário (todo dia)... aquilo não é papo de vestiário. Só para vocês saberem. Eu estive em todos os vestiários? Não. Mas os caras que eu conheço e respeito não falam daquele jeito. Eles falam sobre mulheres, mas não daquele jeito. Ponto final”, escreveu Chris Conley, wide receiver do Kansas City Chiefs.

O veterano Jamal Crawford, ala-armador do Los Angeles Clippers, ficou incrédulo com a declaração. “Vestiário?”, questionou o jogador, que teve seu comentário replicado por CJ McCollum, do Portland Trail Blazers: “Eu não ouvi aquilo lá em nenhum vestiário”.

Kendall Marshall, armador do Philadelphia 76ers, deu a entender que não existe “papo de vestiário”. “É o mesmo que uma conversa em grupo, certo?”, afirmou, para depois completar. “Utilidade pública: investidas sexuais sem consentimento NÃO É papo de vestiário.”

O debate de domingo foi o segundo de três da corrida presidencial americana, e terminou como o primeiro: vitória de Hillary Clinton na percepção dos telespectadores.

Segundo a pesquisa da CNN, a candidata democrata foi melhor para 57% da audiência, enquanto o republicano  saiu por cima para 34% do público. O YouGov apontou vantagem de 47% para Hillary contra 42% para Trump.