Topo

Atletas gays atuariam melhor se assumissem opção, diz corredor olímpico

Gay assumido, Tom Bosworth ficou na 6ª colocação da corrida de 20km na Rio-2016 - Divulgação / British Athletics
Gay assumido, Tom Bosworth ficou na 6ª colocação da corrida de 20km na Rio-2016 Imagem: Divulgação / British Athletics

Do UOL, em São Paulo

08/11/2016 17h41

Os atletas gays teriam melhor rendimento se assumissem sua opção sexual. É o que defende o corredor Tom Bosworth, sexto colocado na corrida de 20 km da Rio-2016.

“Se alguém está usando 1% de sua energia para esconder quem ele é, essa é a diferença entre ser bom e ser grande”, afirmou Bosworth, nesta terça-feira (8), durante participação na Comissão de Cultura, Meios de Comunicação e Esporte do Parlamento britânico.

Bosworth ficou mundialmente conhecido após assumir-se homossexual em outubro do ano passado em entrevista à BBC. À época, o UOL Esporte entrevistou com exclusividade o atleta olímpico.

Na opinião de Bosworth, um atleta gay que não assuma sua opção sexual “não pose aproveitar sua vida tanto quanto ele poderia”.

Ex-jogador da NBA relata ambiente homofóbico no esporte

John Amaechi  - AP Photo/Chris Carlson - AP Photo/Chris Carlson
Amaechi teve passagens por Cleveland Cavaliers, Orlando Magic e Utah Jazz
Imagem: AP Photo/Chris Carlson

Assim como de Bosworth, o ex-jogador da NBA John Amaechi também esteve presente no Parlamento britânico para falar sobre preconceito sexual no esporte.

Para ele, os esportistas muitas vezes se portam como “homens trogloditas”, o que alimenta uma “atmosfera tóxica de homofobia”.

A sessão no Parlamento britânico acontece após a divulgação de pesquisa da rádio BBC 5 na qual constatou-se que 82% dos torcedores da Inglaterra, Gales e Escócia não teriam problemas caso suas equipes contratassem um atleta gay – 8%, no entanto, afirmaram que parariam de acompanhar os times.

Na opinião de Amaechi, o futebol é chave para desconstruir a homofobia no esporte.

“O futebol tem o dinheiro e os recursos para fazer o que quiser, mas propositalmente não se faz. Eu falei com jogadores da Premiere League que acham que seus clubes não o apoiariam”, afirmou o britânico.

Quer receber notícias de esportes olímpicos de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.